Características farmacológicas solugel

SOLUGEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SOLUGEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SOLUGEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacodinâmica
Grupo farmacoterapêutico: peróxido de benzoíla
Código ATC: D10AE01
Mecanismo de ação:
Peróxido de benzoíla é um agente oxidante altamente lipofílico com efeitos bactericidas contra o Propionibacterium acnes.
As moléculas de oxigênio dos radicais livres presentes no peróxido de benzoíla são altamente reativas com compostos orgânicos, podendo reagir com a parede da célula bacteriana, matando o micro-organismo.
Peróxido de benzoíla também apresenta algum efeito queratolítico, o qual produz comedólise, contribuindo para sua eficácia.
Efeitos farmacodinâmicos:
A eficácia do peróxido de benzoíla no tratamento de acne vulgar é principalmente atribuída à sua atividade antibacteriana, especialmente em relação ao Propionibacterium acnes. A atividade antibacteriana do peróxido de benzoíla deve-se à liberação de oxigênio ativo ou de radicais livres capazes de oxidar as proteínas bacterianas. Acredita-se, ainda, que o peróxido de benzoíla seja eficaz no tratamento de acne em razão das suas propriedades anti-inflamatórias e queratolítica leve.
O início da ação pode ser verificado após a terceira semana de tratamento, e a redução máxima das lesões pode ser esperada após 8-12 semanas de aplicação do produto.

Farmacocinética:
Absorção/Distribuição/Metabolismo:
Peróxido de benzoíla é absorvido pela pele, onde é metabolizado a ácido benzoico. Após a aplicação tópica, menos de 5% da dose entram na circulação sistêmica na forma de ácido benzoico.
Eliminação:
Peróxido de benzoíla é excretado na forma de ácido benzoico na urina.