Características farmacológicas stablon

STABLON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de STABLON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com STABLON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades Farmacodinâmicas:
STABLON (tianeptina sódica) é um antidepressivo.
Em animais, a tianeptina sódica apresenta as seguintes propriedades:
-aumenta a atividade espontânea das células piramidais do hipocampo e acelera a sua recuperação após uma inibição funcional;
-aumenta a velocidade de recaptação da serotonina pelos neurônios do córtex e do hipocampo.
Em seres humanos, a tianeptina sódica é caracterizada por:
– uma atividade nítida sobre as queixas somáticas, em particular as queixas gastrointestinais , ligadas à ansiedade e aos distúrbios do humor;
Além disso, tianeptina sódica não tem efeito sobre:
-sono e o estado de alerta
-o sistema colinérgico (sem sintomas anticolinérgicos)

Propriedades Farmacocinéticas:
A absorção digestiva é rápida e completa.
A distribuição é rápida, associada a uma fixação protéica importante, próxima de 94%.
A metabolização é importante ao nível hepático através dos processos de beta-oxidação e de N-demetilação. A eliminação do tianeptina sódica é caracterizada por uma meia-vida terminal curta, de 2,5 horas, e uma excreção dos metabólitos essencialmente renal.
No idoso: os estudos farmacocinéticos realizados no idoso de mais de 70 anos e tratados em longo prazo, mostraram um prolongamento de uma hora no tempo da meia-vida de eliminação.
No insuficiente hepático: os estudos mostram a influência pouco importante sobre os parâmetros farmacocinéticos do alcoolismo crônico, mesmo quando associado a uma cirrose hepática.
No insuficiente renal: os estudos mostraram um prolongamento de uma hora do tempo de meia-vida de eliminação.