Reações adversas survanta

SURVANTA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SURVANTA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SURVANTA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas mais frequentes estão associadas ao procedimento de administração do medicamento, que requer prévia intubação endotraqueal do paciente.
Em estudos clínicos controlados de múltiplas doses, cada dose foi dividida em quatro quartos. Cada quarto de dose foi instilado através de um catéter inserido no tubo endotraqueal do neonato, desconectando-o rapidamente do ventilador. Bradicardia transitória foi observada em 11.9% das administrações. Dessaturação de oxigênio ocorreu em 9.8% das administrações.
Outras reações durante o procedimento de administração ocorreram em menos de 1% das doses e incluíram refluxo de tubo endotraqueal, palidez, vasoconstrição, hipotensão, bloqueio do tubo endotraqueal, hipertensão, hipocapnia, hipercapnia e apnéia. Nenhum caso de morte foi observado durante o procedimento de administração e todas as reações desapareceram com tratamento sintomático.
Um estudo clínico comparou o regime de administração em quatro quartos de dose com o mesmo procedimento, utilizando-se apenas duas metades de dose, com outro procedimento utilizando-se duas metades de dose
com ventilação ininterrupta, acompanhada pela inserção do catéter através de uma válvula de sucção neonatal no tubo endotraqueal. Com a primeira dose, observou-se significativamente menos refluxo no tubo endotraqueal no grupo com regime em quartos de dose (P=0,007) do que no grupo com ventilação ininterrupta. Também, com a primeira dose, houve significativamente menos dessaturação de oxigênio no grupo com ventilação ininterrupta (P=0,008) do que no grupo que recebeu duas metades de dose. Não foram observadas diferenças nestes eventos após doses repetidas e nenhuma alteração foi observada na frequência cardíaca após qualquer dose. Ver o item MODO DE USO e POSOLOGIA para informações adicionais.

Sobre o uso de SURVANTA® (beractanto): a ocorrência de doenças concomitantes comuns em neonatos prematuros foi avaliada em estudos controlados. As frequências em todos os estudos controlados encontram- se na Tabela 1.

Evento Concomitante

SURVANTA ®
(beractanto)
(%)

Controle
(%)

p*
Persistência do canal arterial 46,9 47,1 0,814
Hemorragia intracraniana 48,1 45,2 0,241
Hemorragia intracraniana grave 24,1 23,3 0,693
Escapes de ar pulmonar 10,9 24,7 <0,001
Enfisema pulmonar intersticial 20,2 38,4 <0,001
Enterocolite necrotizante 6,1 5,3 0,427
Apnéia 65,4 59,6 0,283
Apnéia grave 46,1 42,5 0,114
Sepse pós-tratamento 20,7 16,1 0,019
Infecção pós-tratamento 10,2 9,1 0,345
Hemorragia pulmonar 7,2 5,3 0,166



*valores de p comparando grupos em estudos controlados.

Quando da análise conjunta de todos os estudos controlados, não houve diferença quanto à hemorragia intracraniana. Entretanto, em um dos estudos com dose única de tratamento e em um dos estudos de múltiplas doses de prevenção, a frequência de hemorragia intracraniana foi significativamente maior nos pacientes do grupo SURVANTA® (beractanto) quando comparado ao grupo controle (63,3% VS. 30,8%, P = 0,001; e 48,8% VS. 34,2%, P = 0,047, respectivamente). A frequência em um estudo envolvendo aproximadamente 8100 pacientes foi menor que nos estudos controlados.
Em estudos clínicos controlados, não houve alteração nos testes laboratoriais comuns (contagem de glóbulos brancos, sódio, potássio, bilirrubina e creatinina séricos) com a administração de SURVANTA® (beractanto).
Mais de 4300 amostras séricas de aproximadamente 1500 pacientes pré e pós-tratamento foram analisadas através de ensaio imunoenzimático pelo método “western blot” para anticorpos de proteínas SP-B e SP-Cassociadas ao surfactante. Anticorpos para IgG ou IgM não foram detectados.
Sabe-se que ocorrem diversas outras complicações em neonatos prematuros. As frequências das complicações não foram diferentes entre neonatos tratados e os neonatos controles e nenhuma das complicações foi atribuída ao SURVANTA® (beractanto). As seguintes condições foram relatadas em estudos clínicos controlados:

Respiratórias: consolidação do pulmão, sangramento proveniente do tubo endotraqueal, deterioração após desmame, descompensação respiratória, estenose subglótica, paralisia diafragmática, insuficiência respiratória.

Cardiovasculares: hipotensão, hipertensão, taquicardia, taquicardia ventricular, trombose aórtica, insuficiência cardíaca, parada cardio- respiratória, pulso apical aumentado, circulação fetal persistente, embolismo, retorno venoso pulmonar total anômalo.

Gastrintestinais: distensão abdominal, hemorragia, perfurações intestinais, volvulo, infarto intestinal, intolerância alimentar, insuficiência hepática, úlcera de estresse.
Renais: insuficiência renal e hematúria.
Hematológicas: coagulopatia, trombocitopenia, coagulação intravascular disseminada.
Sistema nervoso central: convulsões.
Endócrinas/metabólicas: hemorragia adrenal, secreção inapropriada de hormônio antidiurético, hiperfosfatemia.
Músculoesqueléticas: hérnia inguinal.
Sistêmicas: febre, deterioração.
Nenhuma complicação ou sequela de terapia por longo prazo foi observada com SURVANTA® (beractanto).