Resultados de eficácia survanta

SURVANTA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SURVANTA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SURVANTA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O Survanta Multidose Study Group avaliou entre os anos de 1988 e 1989, em um total de 1228 lactentes a eficácia e segurança do beractanto na
prevenção e tratamento da síndrome do desconforto respiratório em prematuros. Os dados foram obtidos após alta e com 6, 12 e 24 meses de idade ajustada. Uma menor proporção de lactentes tratados com beractanto necessitaram de oxigênio suplementar na alta (p = 0.036). Com 6 meses de idade ajustada, a necessidade de suplementação de oxigênio também era menor no grupo tratado que no grupo controle (p = 0.019).
Ocorreu também uma menor incidência de paralisia cerebral (p = 0.020). Com 12 meses de idade ajustada, as crianças que receberam beractanto apresentavam menos sibilância que o grupo controle (p = 0.005) e tais achados persistiram até a idade ajustada de 24 meses (p = 0.008). Não foram encontrados anticorpos contra as proteínas presentes no beractanto em amostras de soro de lactentes com 6 e 12 meses de idade ajustada.
Estes resultados apontam para um aumento nas taxas de sobrevida com o uso de beractanto em lactentes seguidos por um periodo de 2 anos.