Posologia de tecnoplatin

TECNOPLATIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TECNOPLATIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TECNOPLATIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Uso isolado:
a dose usual recomendada de cisplatina é de 100 mg/m2, E.V., a cada 4 semanas.
Uso quimioterápico:
nestas situações a dose é reduzida para 50 mg/m2, E.V., a cada 3 semanas. Vários esquemas posológicos têm sido sugeridos objetivando eliminar os problemas de toxicidade renal e auditiva. O esquema mais freqüentemente utilizado é o seguinte:
1. Hidratação e diurese com manitol, quando se utilizam doses elevadas e intermitentes de cisplatina (70 – 120 mg/m2);
2. Curso com doses super altas por 5 dias (200 mg/m2) com solução salina hipertônica a 3%;
3. Três a cinco dias com esquemas de perfusão curta e hidratação oral, para pacientes ambulatoriais;
4. Infusão contínua (5-7 dias) com 20-25 mg/m2/dia a cada 4 semanas. Com o objetivo de se prevenir a insuficiência renal, recomenda-se a hidratação do paciente com a infusão de 1-2 litros de líquidos 8 a 12 horas antes do tratamento. O total da cisplatina é então diluído em uma solução a 5% de glicose, contendo solução salina e manitol, administrada intravenosamente por um período de 6 a 8 horas.
Recomenda-se a hidratação continuada por um período de 24 horas objetivando manter uma eliminação urinária adequada. Alguns autores recomendam a administração concomitante de 40 mg de furosemida.
Repetição de cursos de drogas não devem ser realizados até que os testes das funções renal, auditiva e hematológica estejam dentro dos limites considerados como normais.

RECOMENDA-SE A NÃO UTILIZAÇÃO DE AGULHAS OU EQUIPAMENTOS QUE CONTENHAM ALUMÍNIO QUANDO DA PREPARAÇÃO OU ADMINISTRAÇÃO DA DROGA, POIS O ALUMÍNIO REAGE COM A CISPLATINA, INATIVANDO-A.