Posologia de tegrex

TEGREX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TEGREX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TEGREX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os comprimidos podem ser ingeridos antes, durante ou entre as refeições e devem ser administrados com um pouco de líquido.
Em consequência das interações medicamentosas e farmacocinéticas diferentes das drogas antiepilépticas, a posologia da carbamazepina deve ser ajustada com cuidado em pacientes idosos.
No tratamento da epilepsia – a carbamazepina deve ser prescrita em monoterapia quando possível.
No início do tratamento, a posologia diária deve ser baixa, sendo esta aumentada lentamente até que se estabeleça um efeito ótimo. No estabelecimento da posologia ótima, a determinação dos níveis plasmáticos pode ajudar.
Em casos de inclusão da carbamazepina a terapias anticonvulsivantes já existentes, a adição deve ser gradual, enquanto se mantém ou, se necessário, se adapta a posologia do(s) outro(s) anticonvulsivantes.
Uso em adultos:
Inicialmente, 100 a 200mg, 1 a 2 vezes/dia, podendo ser aumentada até 400mg, 2 a 3 vezes/dia, até que se obtenha uma resposta ótima. Em alguns pacientes, a dose de 1.600 ou mesmo 2.000mg/dia pode ser apropriada.
Uso em crianças:
Para crianças até 4 anos, é recomendada a dose inicial de 20 a 60mg/dia, aumentada de 20 a 60mg a cada 2 dias. Para crianças acima de 4 anos, a terapia pode começar com 100mg/dia, aumentada de 100mg em intervalos semanais.
Dose de manutenção: de 10 a 20mg/Kg de peso corporal ao dia, em doses divididas:
-até 1 ano: de 100 a 200mg/dia.
-de 1 a 5 anos: de 200 a 400mg/dia.
-de 6 a 10 anos: de 400 a 600mg/dia.
-de 11 a 15 anos: de 600 a 1000mg/dia.
-Neuralgia do trigêmeo: Inicialmente a posologia é de 200 a 400mg ao dia. Esta deve ser elevada lentamente até a obtenção da analgesia (em geral, 200mg, 3 a 4 vezes ao dia). Reduzir, então, gradualmente a dose para o menor nível de manutenção possível. Em pacientes idosos, indica-se a dose inicial de 100mg, 2 vezes ao dia.
-Síndrome de abstinência alcoólica: 200mg, 3 vezes ao dia. Em casos graves, esta dosagem pode ser elevada, durante os primeiros dias (400mg, 3 vezes ao dia, por exemplo). No início do tratamento de síndrome de abstinência grave, Tegrex deve ser administrado em combinação com fármacos sedativo-hipnóticos. Após o alívio da fase aguda, Tegrex deve ser continuado em monoterapia.
-Diabetes insípida central:
A dose média é de 200mg, 2 a 3 vezes ao dia em adultos. Em crianças a dosagem deve ser reduzida proporcionalmente à idade e ao peso corporal.
– Neuropatia diabética dolorosa:
Adosagem média é de 200mg, 2 a 4 vezes ao dia.
– Mania aguda e tratamento de manutenção em distúrbios afetivos bipolares:
O intervalo de dose é de 400 a 1.600mg ao dia, sendo que a posologia usual é de 400 a 600 mg ao dia, em 2 a 3 doses divididas. Em mania aguda, a posologia deve ser aumentada mais rapidamente, enquanto para a terapia de manutenção em distúrbios bipolares, são recomendados pequenos aumentos da dose a fim de proporcionar tolerabilidade ótima.