Superdosagem tegrex

TEGREX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TEGREX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TEGREX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os sinais e sintomas de superdose geralmente envolvem o Sistema Nervoso Central, cardiovascular e respiratório. Sistema Nervoso Central: desorientação, depressão do SNC, sonolência, agitação, alucinação e coma; distúrbio na fala, visão borrada, disartria, nistagmo, ataxia, discinesia, agitação, alucinação, sonolência, hiper-reflexia inicial, hipo-reflexia tardia, convulsões, distúrbios psicomotores, mioclonia e hipotermia.
Sistema respiratório: depressão respiratória e edema pulmonar.
Sistema cardiovascular: taquicardia, hipotensão, às vezes hipertensão e distúrbio de condução com ampliação do complexo QRS, síncope em associação com parada cardíaca.
Sistema gastrintestinal: vômitos, esvaziamento gástrico retardado e motilidade intestinal reduzida.
Função renal: retenção de urina, oligúria ou anúria, retenção de fluido, intoxicação hídrica causada por efeito semelhante ao ADH.
Pode ocorrer hiponatremia, acidose metabólica, hiperglicemia e aumento de creatinina fosfoquinase muscular. Tratamento:
Não há antídoto específico. O tratamento inicial deve ser sintomático: internação, medida do nível plasmático para confirmação da intoxicação por carbamazepina e determinação do grau de superdose, esvaziamento gástrico e lavagem gástrica, com administração de carvão ativado. Medidas de suporte em unidade de terapia intensiva devem ser adotadas, com monitorização cardíaca e correção cuidadosa do equilíbrio eletrolítico.
Casos especiais:
– Hipotensão: administrar dopamina ou dobutamina I.V.
-Distúrbios de ritmo cardíaco: a ser controlado em bases individuais.
-Convulsões: administrar um benzodiazepínico ou outro antiepiléptico, como fenobarbital (com devidos cuidados, em virtude da depressão respiratória), ou paraldoído.
Hiponatremia (intoxicação hídrica): restrição de líquido e infusão I.V. de NaCl 0,9% lenta e cuidadosamente.
Na prevenção de lesão cerebral, estas medidas são úteis. É recomendada hemoperfusão com carvão. Não são consideradas eficazes a diurese forçada, hemodiálise e diálise peritoneal. A reincidência e o agravamento da sintomatologia no 2º e 3º dia após a superdose devem ser antecipados em função da absorção retardada.

PACIENTES IDOSOS
Certos tipos de reações adversas ocorrem muito frequentemente ou frequentemente, como reações no SNC (vertigem, cefaleia, fadiga e diplopia), distúrbios gastrintestinais, tais como náuseas e vômitos, assim como reações alérgicas na pele, particularmente no início do tratamento com carbamazepina, ou se a posologia inicial for elevada demais ou durante o tratamento de pacientes idosos.