Posologia de telzir

TELZIR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TELZIR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TELZIR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Um médico experiente no tratamento da infecção por HIV deve iniciar o tratamento.
Todos os esquemas devem ser administrados em combinação com outros agentes antirretrovirais.
A administração uma vez ao dia de Telzir® + ritonavir não é recomendada em pacientes já submetidos a tratamento anterior com inibidores da protease.
Não é recomendada a combinação de Telzir® com ritonavir em doses maiores que as habituais (ver Advertências e Precauções). As doses recomendadas de Telzir® + ritonavir são descritas a seguir.
Telzir® é administrado por via oral.

Adultos (a partir de 18 anos de idade)
Os comprimidos podem ser ingeridos com ou sem alimentos.
Telzir® está também disponível como suspensão oral para uso em adultos incapazes de engolir comprimidos.
Pacientes não submetidos a tratamento anterior:
-Telzir® 1400 mg uma vez ao dia + ritonavir 100 mg uma vez ao dia, OU
-Telzir® 700 mg duas vezes ao dia + ritonavir 100 mg duas vezes ao dia.
Pacientes já submetidos a tratamento com inibidores da protease:
-Telzir® 700 mg duas vezes ao dia + ritonavir 100 mg duas vezes ao dia.

Bebês, crianças e adolescentes (de 4 semanas a 17 anos de idade)
Telzir® com ritonavir só devem ser administrado a bebês nascidos após 38 semanas ou mais de gestação e que tenham atingido idade pós- natal de 28 dias.
Telzir® em suspensão oral é a opção recomendada para uma dosagem mais precisa para crianças com base no peso corporal.
O esquema de dosagem com comprimidos de Telzir® 700mg duas vezes ao dia, usado em adultos, associado a 100 mg de ritonavir duas vezes ao dia (para pacientes nunca antes tratados ou já tratados com inibidores de protease), pode ser usado em crianças (a partir de 6 anos de idade) e adolescentes, desde que tenham peso mínimo de 39 kg e que consigam engolir o comprimido inteiro. Ritonavir em cápsulas de 100 mg pode ser usado em crianças e adolescentes tratados com Telzir® suspensão oral com peso mínimo de 33 kg e que consigam engolir a cápsula inteira.
Os comprimidos podem ser ingeridos com ou sem alimentos.

Crianças (abaixo de 4 semanas de idade)
A segurança e a eficácia do Telzir® associado a ritonavir ainda não foram determinados nesta população de pacientes.

Idosos
A farmacocinética de Telzir® em combinação com ritonavir não foi estudada em pacientes com mais de 65 anos de idade (ver Características Farmacológicas).

Insuficiência renal
Nenhum ajuste inicial da dose de Telzir® é considerado necessário em pacientes com insuficiência renal (ver Características Farmacológicas).

Insuficiência hepática
O fosamprenavir é convertido para amprenavir em seres humanos. A principal via de eliminação de amprenavir e ritonavir é o metabolismo hepático.
Para adultos com insuficiência hepática leve (pontuação de Child-Pugh: 5-6): Telzir® deve ser usado com cautela em uma dose reduzida de 700 mg de Telzir® duas vezes ao dia associado a 100 mg de ritonavir uma vez ao dia.
Para adultos com insuficiência hepática moderada (pontuação de Child-Pugh: 7-9): Telzir® deve ser usado com cautela em uma dose reduzida de 450 mg de Telzir® duas vezes ao dia associado a 100 mg de ritonavir uma vez ao dia. Considerando que não é possível conseguir esta última dose de Telzir®usando a formulação em comprimidos, estes pacientes devem ser tratados com Telzir® suspensão oral.
Para adultos com insuficiência hepática grave (Child-Pugh: 10-15): Telzir® deve ser usado com cautela e com dose reduzida de 300 mg duas vezes ao dia com 100 mg de ritonavir uma vez ao dia. Para se conseguir esta redução de dose, deve-se utilizar Telzir® suspensão oral.
Mesmo com esses ajustes de doses para adultos com insuficiência hepática, alguns indivíduos podem apresentar concentrações plasmáticas maiores que as previstas de amprenavir e ritonavir, devido a variabilidade entre pacientes. Portanto, exames laboratoriais apropriados para a avaliar a função hepática devem ser realizados antes do início do tratamento e periodicamente durante o tratamento (ver Advertências e Precauções).
Não se pode fazer nenhuma recomendação de dose para crianças (de 4 semanas até 12 anos de idade) e adolescentes (de 12 a 17 anos de idade) com insuficiência hepática.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.