Reações adversas tiepem

TIEPEM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TIEPEM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TIEPEM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



IMIPENÉM + CILASTATINA GERALMENTE É BEM TOLERADO. EM ESTUDOS CLÍNICOS CONTROLADOS, IMIPENÉM + CILASTATINA MOSTROU SER TÃO BEM TOLERADO QUANTO A CEFAZOLINA, A CEFALOTINA E A CEFOTAXIMA.
EFEITOS ADVERSOS RARAMENTE REQUEREM A INTERRUPÇÃO DA TERAPIA E SÃO GERALMENTE LEVES E TRANSITÓRIOS; EFEITOS ADVERSOS GRAVES SÃO RAROS. AS REAÇÕES ADVERSAS MAIS COMUNS FORAM REAÇÕES LOCAIS.

REAÇÕES LOCAIS
ERITEMA, DOR E ENDURAÇÃO LOCAL, TROMBOFLEBITE. REAÇÕES ALÉRGICAS/PELE EXANTEMA, PRURIDO, URTICÁRIA, ERITEMA POLIMORFO, SÍNDROME DE STEVENS-JOHNSON, ANGIODEMA, NECRÓLISE EPIDÉRMICA TÓXICA (RARAMENTE), DERMATITE ESFOLIATIVA (RARAMENTE), CANDIDÍASE, FEBRE (INCLUINDO FEBRE MEDICAMENTOSA), REAÇÕES ANAFILÁTICAS.

REAÇÕES GASTRINTESTINAIS
NÁUSEAS, VÔMITOS, DIARRÉIA, PIGMENTAÇÃO DOS DENTES E/OU DA LÍNGUA. A EXEMPLO DO QUE OCORRE COM VIRTUALMENTE TODOS OS ANTIBIÓTICOS DE AMPLO ESPECTRO, FOI RELATADA COLITE PSEUDOMEMBRANOSA.

SANGUE
FORAM RELATADOS EOSINOFILIA, LEUCOPENIA, NEUTROPENIA (INCLUINDO AGRANULOCITOSE), TROMBOCITOPENIA, TROMBOCITOSE, REDUÇÃO DA HEMOGLOBINA E AUMENTO DO TEMPO DE PROTROMBINA. ALGUNS INDIVÍDUOS PODEM APRESENTAR TESTE DE COOMBS DIRETO POSITIVO.

FUNÇÃO HEPÁTICA
AUMENTO DAS TRANSAMINASES SÉRICAS, BILIRRUBINAS E/OU FOSFATASE ALCALINA SÉRICA; HEPATITE (RARAMENTE).

FUNÇÃO RENAL
OLIGÚRIA/ANÚRIA, POLIÚRIA, INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA (RARAMENTE). É DIFÍCIL DETERMINAR O PAPEL DE IMIPENÉM + CILASTATINA NAS ALTERAÇÕES DA FUNÇÃO RENAL, POIS GERALMENTE OUTROS FATORES PREDISPONENTES À UREMIA PRÉ-RENAL OU AO COMPROMETIMENTO DA FUNÇÃO RENAL ESTÃO PRESENTES.
FORAM OBSERVADOS AUMENTOS DA CREATININA E DA URÉIA SÉRICAS, BEM COMO ALTERAÇÃO NA COLORAÇÃO DA URINA. ESSA ALTERAÇÃO É INÓCUA E NÃO DEVE SER CONFUNDIDA COM HEMATÚRIA.

SISTEMA NERVOSO/PSIQUIÁTRICO
A EXEMPLO DE OUTROS ANTIBIÓTICOS b-LACTÂMICOS, EXPERIÊNCIAS ADVERSAS NO SNC TAIS COMO ATIVIDADE MIOCLÔNICA E DISTÚRBIOS PSÍQUICOS – INCLUINDO ALUCINAÇÕES, ESTADOS CONFUSIONAIS OU CONVULSÕES – FORAM RELATADOS COM A FORMULAÇÃO IV. PARESTESIA.

SENTIDOS ESPECIAIS
ALTERAÇÃO DO PALADAR, PERDA DA AUDIÇÃO.

PACIENTES GRANULOCITOPÊNICOS
NÁUSEAS E/OU VÔMITOS RELACIONADOS AO MEDICAMENTO PARECEM OCORRER MAIS FREQÜENTEMENTE EM PACIENTES GRANULOCITOPÊNICOS DO QUE EM PACIENTES NÃO-GRANULOCITOPÊNICOS TRATADOS COM IMIPENÉM + CILASTATINA.