Advertências timentin

TIMENTIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TIMENTIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TIMENTIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Antes que seja iniciado o tratamento com Timentin®, deve-se fazer uma cuidadosa avaliação quanto às reações prévias de hipersensibilidade a beta-lactâmicos (ex.: penicilinas e cefalosporinas).
Reações de hipersensibilidade (anafilactóides) graves e ocasionalmente fatais foram relatadas em pacientes sob tratamento com penicilinas. Embora a ocorrência de anafilaxia seja mais frequente após a administração parenteral. Estas reações têm maior probabilidade de ocorrer em pacientes com história de hipersensibilidade à beta-lactâmicos.
Se alguma reação alérgica ocorrer, Timentin® deve ser descontinuado e a terapia adequada deve ser instituída.
Reações anafilactóides graves requerem tratamento de emergência imediato com epinefrina. Oxigênio, esteróides intravenosos e controle das vias respiratórias, incluindo intubação, também devem ser providenciados conforme indicado.
Embora Timentin® possua a característica de baixa toxicidade do grupo de antibióticos beta-lactâmicos, é aconselhável a avaliação periódica das funções dos sistemas orgânicos, incluindo as funções renal, hepática e hematopoética, durante tratamento prolongado.
Manifestações de sangramento ocorreram em alguns pacientes sob terapia com antibióticos beta-lactâmicos. Estas reações foram associadas a testes de coagulação anormais, tais como: tempo de coagulação, agregação plaquetária e tempo de protrombina, e têm maior probabilidade de ocorrer em pacientes com insuficiência renal. Se aparecerem manifestações de sangramento, o tratamento com Timentin® deve ser descontinuado e a terapia apropriada deve ser instituída.
Raramente relatou-se hipocalemia causada por Timentin® entretanto, a possibilidade de que isto ocorra deve ser levada em consideração, particularmente no tratamento de pacientes com desequilíbrio hidroeletrolítico. A avaliação periódica do potássio no soro é indicada em tratamentos prolongados.
A presença de ácido clavulânico em Timentin® pode levar a uma ligação não específica de IgG e albumina às membranas das hemácias, levando a um resultado falso-positivo do teste de Coombs.
O conteúdo teórico de sódio é de 4,75 mEq (109 mg) por grama de Timentin®. Isto deve ser considerado no tratamento de pacientes que necessitem de restrição de sal.
O uso prolongado pode resultar no crescimento de organismos não-susceptíveis.
Em pacientes com insuficiência renal, a dose deve ser ajustada de acordo com o grau de disfunção.
A eficácia e segurança de Timentin® não foram estabelecidas em bebês e crianças menores de 12 anos.