Posologia de videx

VIDEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VIDEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VIDEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



VIDEX EC cápsulas deve ser administrado com estômago vazio pelo menos 1,5 horas antes ou 2 horas após a refeição.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Adultos
VIDEX EC cápsula deve ser engolido de forma intacta (sem ser mastigado ou aberto). A dose diária recomendada de VIDEX EC cápsulas é dependente do peso corporal, sendo administrada uma vez ao dia, conforme demonstrado abaixo.

Peso do paciente Dose Diária Total
Menor que 60 kg 250mg
Maior ou igual a 60 kg 400mg



Pacientes Pediátricos
Não existe recomendação de dose em relação ao uso de VIDEX EC em pacientes pediátricos.

Pacientes geriátricos
Considerando-se que os pacientes geriátricos apresentam uma maior propensão a reduções da função renal, deve-se usar de cautela na escolha de VIDEX EC para este grupo de pacientes. Além disso, a função renal nestes pacientes deve ser monitorada. VIDEX EC não é recomendado para pacientes com função renal diminuída (<60mL/min/1,73m2). (vide 8. POSOLOGIA E COMO USAR: Pacientes com disfunção renal)

Pacientes com disfunção renal
Em pacientes adultos com disfunção renal, a dose de didanosina deve ser ajustada para compensar a menor taxa de eliminação. Considerando que as concentrações de VIDEX EC não estão disponíveis, VIDEX EC não é recomendado para pacientes com função renal diminuída (clearance de creatinina menor que60mL/min/1,73m2). A redução recomendada na dose e/ou no intervalo da dose é apresentada na Tabela 4, com base no clearance de creatinina:

Clearance de creatinina
(mL/min/1,73 m2)

Maior ou igual a
60Kg

Menor que 60 Kg Intervalo

Maior ou igual a 60
(dose normal)

400 250 Cada 24 horas
30-59 100 75 Cada 12 horas
10-29 150 100 Cada 24 horas
Menor que 10 100 75 Cada 24 horas



Nos pacientes sob diálise peritonial ou hemodiálise, a dose diária de didanosina deve ser administrada após a conclusão da mesma. Não é necessário administrar dose suplementar de didanosina após a hemodiálise.

Pacientes com disfunção hepática
Não existem alterações substanciais na farmacocinética da didanosina em pacientes com disfunção hepática, comparados com sujeitos saudáveis. Não é necessário ajuste de dose para pacientes com disfunção hepática. (vide 5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES).

Pacientes com sintomas de neuropatia periférica
Caso ocorram sintomas de neuropatia periférica (vide 9. REAÇÕES ADVERSAS), o tratamento com VIDEX EC deve ser suspenso até a resolução dos sintomas. Após a resolução destes sintomas, estes pacientes podem tolerar uma dose reduzida de VIDEX EC.

Terapia concomitante
Tenofovir disoproxil fumarato: a redução da dose de VIDEX EC é recomendada quando co-administradocom tenofovir:
250 mg de VIDEX EC uma vez ao dia para pacientes com 60 kg ou mais ou 200mg de outras formulações disponíveis de didanosina para pacientes com menos de 60 kg, juntamente com tenofovir e uma refeição leve (≤ 400 calorias, ≤ 20% de gordura) ou em jejum.

Liberação de didanosina pelo VIDEX EC
O tempo total de liberação de didanosina é de aproximadamente 45 a 60 minutos, quando testado em condições semelhantes ao intestino delgado. Não existe informação disponível quanto à dose liberada por unidade de tempo.
Para segurança e eficácia desta apresentação, o VIDEX EC não deve ser administrado por vias não recomendadas. A administração deve ser somente pela via oral.