Advertências visipaque

VISIPAQUE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VISIPAQUE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VISIPAQUE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Precauções especiais para o uso de meios de contraste não-iônicos em geral Uma história positiva de alergia, asma ou reações adversas contra meios de contraste iodados indica a necessidade de serem adotadas precauções especiais. Nestes casos, pode-se considerar a pré-medicação com corticosteróides ou antagonistas H1 e H2 da histamina. O risco de reações sérias relacionadas ao uso de VISIPAQUE (iodixanol) é considerado menor. Não obstante, os meios de contraste iodados podem causar reações anafilactóides ou outras manifestações de hipersensibilidade.
Por conseguinte, deve-se planejar antecipadamente uma conduta terapêutica, com as drogas e o equipamento necessários disponíveis para tratamento imediato, para o caso de ocorrer uma reação séria. É aconselhável usar sempre uma cânula ou cateter permanente para acesso intravenoso rápido durante todo o procedimento radiográfico. Os meios de contraste não-iônicos exercem menos efeitos sobre o sistema de coagulação in vitro, em comparação com os meios de contraste iônicos. Ao realizar procedimentos de cateterismo vascular, deve-se ter atenção meticulosa com a técnica angiográfica e lavar o cateter com freqüência (p. ex.. com solução salina heparinizada) a fim de reduzir ao mínimo o risco de trombose e embolia relacionado ao procedimento. Deve-se garantir uma hidratação adequada antes da administração do meio de contraste e depois dela. Isto se aplica, em especial, aos pacientes com mieloma múltiplo, diabetes mellitus, disfunção renal, bem como a lactentes, crianças pequenas e idosos. Os lactentes pequenos (< 1 ano de idade) e especialmente os recém-nascidos são susceptíveis a desequilíbrios eletrolíticos e alterações hemodinâmicas. Deve-se ter uma cautela especial nos pacientes com cardiopatias graves e hipertensão pulmonar porque eles podem apresentar alterações hemodinâmicas ou arritmias. Os pacientes com patologia cerebral aguda, tumores ou história de epilepsia estão predispostos a convulsões e merecem cuidados especiais. Além disso, os alcoólatras e os viciados em drogas estão sob um risco mais elevado para convulsões e reações neurológicas. Para prevenir a insuficiência renal aguda depois da administração de meios de contraste, deve-se ter uma cautela especial com os pacientes apresentando disfunção renal préexistente e diabetes mellitus, uma vez que são pacientes de risco. Os pacientes com paraproteinemias (mielomatose e macroglobulinemia de Waldenstron) também estão sob risco. As medidas preventivas incluem:
– Identificação dos pacientes de alto risco.
– Assegurar uma hidratação adequada. Se for necessário, manter uma infusão IV desde antes do procedimento até que o meio de contraste tenha sido eliminado pelos rins.
– Evitar uma carga adicional sobre os rins sob a forma de medicamentos nefrotóxicos, agentes orais para colecistografia, pinçamento arterial, angioplastia arterial renal ou grande cirurgia, até que o meio de contraste tenha sido eliminado.
– Adiar um novo exame com meio de contraste até que a função renal retorne aos níveis prévios ao exame. Deve-se ter uma cautela especial com os pacientes apresentando alterações graves da função renal e hepática, porque a eliminação do meio de contraste pode estar significativamente retardada. Os pacientes sob hemodiálise podem receber meios de contraste para procedimentos radiológicos, desde que a diálise seja realizada imediatamente após o procedimento. A administração de meios de contraste iodados pode agravar os sintomas da miastenia gravis. Aos pacientes com feocromocitoma submetidos a procedimentos invasivos, devese oferecer alfa-bloqueadores como profilaxia para crises hipertensivas.
Deve-se ter cuidado especial com os pacientes com hipertireoidismo. Aqueles com bócio multinodular podem estar sob risco de hipertireoidismo após a administração de meios de contraste iodados. Também deve-se ter em mente a possibilidade de induzir hipotireoidismo transitório em lactentes prematuros que recebem meios de contraste. O extravasamento de VISIPAQUE (iodixanol) não foi relatado, mas é provável que, devido a sua isotonicidade, o VISIPAQUE (iodixanol) cause menos dor local e edema extravascular do que os meios de contraste hiperosmolares. Nos casos de extravasamento, recomendam-se a elevação e resfriamento do local afetado como medidas de rotina. A descompressão cirúrgica pode ser essencial nos casos de síndrome de compartimento. Cuidados de administração Como todos os produtos parenterais, VISIPAQUE (iodixanol) deve ser inspecionado visualmente para detectar a presença de partículas, alteração da coloração e da integridade do recipiente, antes do seu uso. O produto deve ser coletado dentro de uma seringa imediatamente antes do uso. As ampolas destinam-se a ser usadas uma única vez, assim qualquer quantidade não usada deve ser descartada. VISIPAQUE (iodixanol) pode ser aquecido à temperatura corporal (37ºC) antes de sua administração. Não se observaram incompatibilidades com outros produtos.
Contudo, o VISIPAOUE não deve ser misturado diretamente com outras drogas. Deve-se usar uma seringa separada. Instruções adicionais para bombas infusoras Os frascos de 500 mL de meio de contraste devem ser usados exclusivamente com bombas infusoras automáticas, aprovadas para este volume. Deve-se usar um único procedimento de perfuração. O equipo que segue a partir da bomba infusora automática para o paciente deve ser trocado após cada paciente. Qualquer quantidade não usada do meio de contraste que permanecer no frasco e todos os equipos devem ser descartados ao fim do dia. Quando conveniente, também podem-se usar frascos menores. É essencial seguir as instruções do fabricante da bomba infusora automática.