Posologia de xalatan

XALATAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de XALATAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com XALATAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Cada 1 mL da solução oftálmica de Xalatan® corresponde a aproximadamente 37 gotas.

Uso em adultos (incluindo idosos)
A dose recomendada é de 1 gota de Xalatan® no(s) olho(s) afetado(s), uma vez ao dia. O efeito ótimo é obtido se o produto for administrado à noite.
A dose de Xalatan® não deve exceder 1 dose diária, uma vez que foi demonstrado que a administração mais frequente diminui o efeito redutor da pressão intraocular (PIO).
Xalatan® pode ser utilizado concomitantemente com outras classes de medicamentos oftálmicos tópicos para redução da PIO. Se outros medicamentos oftálmicos tópicos são utilizados, esses devem ser administrados com um intervalo de, pelo menos, 5 minutos.
Lentes de contato devem ser removidas antes da instilação da solução oftálmica e podem ser recolocadas após 15 minutos (vide item 5 – Advertências e Precauções).

Uso Pediátrico
Xalatan® pode ser utilizado em pacientes pediátricos na mesma posologia que nos adultos. Não existem dados disponíveis para recém-nascidos prematuros (com idade gestacional inferior a 36 semanas). Dados para a faixa etária <1 ano (4 pacientes) são limitados (vide item 3 – Característica Farmacológicas).

Dose Omitida
Se uma dose for esquecida, o tratamento deve continuar normalmente com a próxima dose.