Advertências zoflux

ZOFLUX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZOFLUX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZOFLUX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Hipotensão Postural: Assim como ocorre com todos os agentes alfa-bloqueadores, um percentual muito pequeno de pacientes relataram hipotensão postural evidenciada por tontura, fraqueza ou raramente perda de consciência (síncope); no início da terapia, quando do aumento de dose, ou quando a terapia foi interrompida por mais de alguns dias (vide “Posologia”).
No início de uma terapia com qualquer agente alfa-bloqueador eficaz, o paciente deve ser informado sobre como evitar sintomas decorrentes de hipotensão postural e quais medidas de suporte devem ser adotadas no caso do desenvolvimento desses sintomas.
O paciente deve ser orientado a evitar situações em que possa se ferir, caso sintomas como tontura ou fraqueza ocorram durante o início do tratamento ou durante a titulação das doses. Para diminuir a incidência de hipotensão e outros sintomas semelhantes é essencial iniciar a terapía com a dose de 1 mg diário. Os comprimidos de 2 e 4 mg não são indicados para o início da terapia. A dose deve ser ajustada lentamente (vide “Posologia”) conforme avaliação de cada aumento de dose a cada 2 semanas. A utilização de agentes anti-hipertensivos adicionais deve ser feita com cuidado. Na ocorrência de síncope o paciente deve ser colocado na posição deitada e utilizar terapia de suporte, se necessário.

Câncer prostático: O carcinoma prostático pode causar muitos dos sintomas associados à HPB e freqüentemente as duas patologias coexistem. O carcinoma deve ser operado antes do início da terapia com a doxazosina.

Uso com inibidores de PDE-5: O uso concomitante com inibidores da PDE-5 deve ser feito com cautela pela possível ocorrência de hipotensão sintomática.

Efeitos na habilidade em dirigir ou operar máquinas
A habilidade em atividades como operar máquinas ou dirigir veículos pode ser prejudicada, especialmente no início da terapia com a doxazosina.
O paciente não deve tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento com a doxazosina.

A eficácia deste medicamento depende da capacidade funcional do paciente.
Alteração da função hepática: A doxazosina deve ser administrada com cautela em pacientes com evidente alteração hepática ou em pacientes que estejam recebendo fármacos que influenciam o metabolismo hepático (Vide “Farmacodinâmica”). Não há experiência clínica controlada em pacientes nestas condições.

Disfunção renal: A farmacocinética da doxazosina permanece inalterada nesses pacientes e não há evidências de que ocorra agravação da situação renal existente, podendo ser empregadas doses usuais nesses pacientes.

Leucopenia/neutropenia: A análise dos dados hematológicos de pacientes hipertensos recebendo doxazosina em estudos clínicos controlados de hipertensão, mostraram que a média dos glóbulos brancos (n=474) e a média dos neutrófilos (n=419) diminuiu em 2,4% e 1,0% respectivamente, comparadas ao placebo, fenômeno visto com outros fármacos alfa bloqueadores. Nos casos em que houve acompanhamento com exames hematológicos, os valores dos glóbulos brancos voltaram ao normal após a descontinuação do tratamento. Nenhum paciente apresentou sintomatologia em consequência da redução dos glóbulos brancos ou dos neutrófilos.