Posologia de zyban

ZYBAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZYBAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZYBAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Estudos sugerem que a exposição à bupropiona pode ser aumentada quando os comprimidos de ação prolongada são tomados junto com alimentos.

Adultos
Tratamento inicial:
Recomenda-se que o tratamento seja iniciado enquanto o paciente ainda está fumando. É preciso estabelecer uma data de interrupção programada para as duas primeiras semanas de tratamento com bupropiona (preferencialmente na semana 2).
A dose inicial é de 150 mg, administrada diariamente durante 3 dias consecutivos. Na sequência, ela deve ser aumentada para 150 mg duas vezes ao dia. Deve-se respeitar um intervalo mínimo de 8 horas entre doses sucessivas. A dose única máxima não deve exceder 150 mg e a dose diária máxima total não deve exceder 300 mg (2 comprimidos).
Insônia é um efeito adverso comum, frequentemente transitório, e pode ser diminuído evitando-se a administração do medicamento perto do horário de dormir (contanto que respeitado o intervalo mínimo de oito horas entre as doses) ou, se clinicamente indicado, reduzindo-se a dose.
O tratamento deve ser seguido por 7 a 12 semanas.
Se o paciente não apresentar progresso significativo até a sétima semana de tratamento, é improvável que pare de fumar nesta tentativa, e o tratamento deve ser interrompido.

Terapêutica de manutenção:
A avaliação sistemática da bupropiona, 300 mg/dia, para a prevenção da recaída demonstrou que o tratamento, por até 1 ano, foi bem tolerado e eficaz.
Como muitos pacientes que tentam parar de fumar experimentam muitas recaídas, a decisão de continuar o tratamento por períodos maiores que 12 semanas deve se r estudado individualmente, considerando-se os eventuais benefícios para o paciente que deseja abster-se do fumo.

Combinação de tratamento com Zyban® e o Sistema Transdérmico de Nicotina (STN):
A combinação de tratamento com Zyban® e o STN pode ser prescrita para a interrupção do hábito de fumar. Não há necessidade de ajuste de dose quando o medicamento é utilizado em associação com Sistemas Transdérmicos de Nicotina (ver Advertências). O médico deve ler as informações da bula de ambos antes de indicar sua combinação. Recomenda-se, em pacientes tratados com a combinação de Zyban® e STN, o monitoramento da pressão arterial para detectar eventual pico hipertensivo relacionado ao tratamento.

Uso em crianças e adolescentes (menores de 18 anos)
A segurança e a eficácia de Zyban® comprimidos em pacientes com menos de 18 anos não foram estabelecidas.

Uso em idosos
A maior sensibilidade de alguns pacientes idosos à bupropiona não pode ser ignorada, portanto uma redução na frequência e/ou na dosagem pode ser requerida (ver Advertências).

Uso em pacientes com insuficiência hepática
Zyban® deve ser utilizado com cautela em pacientes com insuficiência hepática.
Devido à maior variação da farmacocinética em pacientes com cirrose hepática leve a moderada, deve ser considerada uma redução na frequência da dosagem (Ver Advertências).
Nesses casos, Zyban® deve ser usado com extremo cuidado em pacientes com cirrose hepática grave, nos quais a dose não deve exceder 150 mg em dias alternados (ver Advertências).

Uso em pacientes com insuficiência renal
O tratamento de pacientes com insuficiência real deve ser iniciado com doses e/ou frequência reduzidas, já que a bupropiona e seus metabólitos tendem a se acumular nesses pacientes numa extensão maior que a usual (ver Advertências).