Resultados de eficácia zyban

ZYBAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZYBAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZYBAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Em estudos clínicos, o tratamento com Zyban® reduziu os sintomas da retirada da nicotina quando comparado ao placebo e também demonstrou evidências de redução da vontade de fumar quando comparado ao placebo.[4]
Três estudos (403, 405 e ZYB40017) demonstraram eficácia em uma população de fumantes motivados a parar. O estudo 403 foi conduzido para avaliar a resposta à dose de bupropiona e, como resultado, indicou que 300 mg/dia foi a dose mais eficaz. O estudo 405 demonstrou que Zyban® foi mais eficaz que o tratamento com um Sistema Transdérmico de Nicotina (STN) e que a combinação de bupropiona e um STN foi mais eficaz do que qualquer dos 2 tratamentos sozinhos. O estudo ZYB40017 confirmou a eficácia de Zyban® em grande população de fumantes. A primeira medida de eficácia em cada um desses estudos foi a abstinência contínua do fumo por um período de 4 semanas (da semana 4 até o final da semana 7 do tratamento). Essa medida de eficácia é o critério regulatório internacional geralmente aceito para aprovar adjuvantes da cessação tabágica. O estudo 406 demonstrou que pacientes randomizados com Zyban® por até 52 semanas tiveram um tempo médio maior até a recidiva do que aqueles randomizados com placebo.[1,2,3]
Os estudos AK1A4013 e ZYB40014 demonstraram o benefício de Zyban® como ajuda na cessação tabágica em populações de fumantes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e de doença cardiovascular estável. No estudo XYB40014, os indivíduos sofriam ao menos de uma das condições seguintes asso ciadas ou não com hipertensão controlada: histórico de infarto do miocárdio, histórico de intervenção cirúrgica cardíaca, angina estável, doença vascular periférica ou insuficiência cardíaca congestiva classe I ou II. Apesar de os pacientes clinicamente comprometidos serem mais velhos, menos sadios e terem fumado mais cigarro s por mais tempo, a eficácia de Zyban® foi maior do que a observada nos primeiros estudos com o medicamento em populações de fumantes em geral. Significativamente mais pacientes com doença cardiovascular que estavam usando Zyban®, na comparação com o grupo placebo, continuaram abstinentes durante as semanas 4 a 7 do tratamento e até 12 meses, enquanto quase duas vezes mais pacientes com DPOC que receberam Zyban® conseguiram abstinência contínua durante as semanas 4 a 7 do tratamento e até os 6 meses em que foram acompanhados, em comparação ao placebo.[5,6]
Em um estudo duplo-cego, controlado com placebo e randomizado de bupropiona em comprimidos de ação prolongada em fumantes adultos hospitalizados com doença cardiovascular aguda, a bupropiona aumentou os índices de cessação em curto prazo, mas esse benefício não foi maior no longo prazo do que o obtido somente com um Programa de Aconselhamento. A bupropiona pareceu ser bem tolerada durante o período de tratamento de pacientes fumantes hospitalizados com doença cardiovascular aguda.[10]
Zyban® é igualmente eficaz em pacientes que já haviam sido submetidos à terapia de reposição de nicotina, ou não, e sua eficácia também foi demonstrada em fumantes que usaram Zyban® previamente na tentativa de parar de fumar. Uma análise retrospectiva de um estudo controlado com placebo sugere que Zyban® mostra índices de eficácia equivalentes entre fumantes já submetidos a uma terapia de reposição de nicotina e aqueles que nunca o fizera m. Dois estudos (ZYB40003 e ZYB40001) demonstraram a eficácia em longo prazo de Zyban® em fumantes que já haviam usado a bupropiona na tentativa de parar de fumar.[7,8,9]

1. ZYBAN for the treatment of nicotine dependence as an aid to smoking cessation, Glaxo Wellcome MAA dossier D981966. Dated: March 1999.
2. Jorenby DE, Leischow SJ, Nides MA et al, A controlled trial of sustained-release bupropion, a nicotine patch, or both for smoking cessation, N Engl J Med 1999; 340: 685-691.
3. Tonneson P, Tonstad S, Hjalmarson A et al, A multicentre, randomized, double-blind, placebo-controlled, 1-year study of bupropion SR for smoking cessation. (Protocol ZYB40017), J Intern Med 2003; 254 (2): 184-192.
4. Shiffman S, Johnston JA, Khayrallah M et al, The effect of nicotine on craving and withdrawal, Psychopharmacology 2000; 148: 33-40.
5. Tonstad S, Farsag C, Klaene G et al, Bupropion SR for smoking cessation in smokers with cardiovascular disease: A multicentre, randomised study. (Protocol ZYB40014), Eur Heart J 2003; 24 (10): 946-955.
6. Anonymous, A Multicenter Evaluation of the Effects of ZYBAN (bupropion hydrochloride sustained release tablets) versus Placebo in a Population of Smokers with COPD: Treatment Phase. Protocol AK1A4013, GlaxoSmithKline Internal Report (confidential) RM2000/00107/00, April 2000.
7. Selby P, Anistre M, Stepner N et al, Sustained-release bupropion (Zyban) is effective in the retreatment of relapsed adult smokers. (Protocol ZYB40001), Am J Resp Crit Care Med 2003; 167 (7 suppl): A47.
8. Sweeney A, Buaron K, Krishen A et al, A Muticenter, Random ized, Placebo-controlled, One Year Study of the Efficacy and Safety of ZYBAN (bupropion hydrochloride sustained release) tablets versus Placebo as Aids to Smoking Cessation Treatment in Adult Cigarette Smokers Previously Treated with Bupropi on. Protocol ZYB40003, GlaxoSmithKline Internal Report (confidential) RM2000/00308/00, June 2001.
9. Durcan MJ, White J, Jorenby DE et al, Impact of prior nicotine replacement therapy on smoking cessation efficacy, Am J Health Behav 2002; 26 (3): 213-220).
10. GlaxoSmithKline internal document, Rigotti NA, Thorndike AN , Regan S et al, Safety and Efficacy of Bupropion SR for Smoker Hospitalized with Acute Cardiovascular Disease, ZYB-R36.