Advertências angipress-cd

ANGIPRESS-CD com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ANGIPRESS-CD têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ANGIPRESS-CD devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



ANGIPRESS-CD (atenolol + clortalidona) deve ser administrado com precaução a pacientes com insuficiência cardíaca. Se houver descompensação da insuficiência cardíaca durante o tratamento, este deve ser temporariamente suspenso, até a sua compensação.
Uma das ações farmacológicas do atenolol é reduzir a frequência cardíaca. Se sintomas forem atribuídos a uma frequência cardíaca baixa, o que pode raramente ocorrer, a dose deve ser diminuída.
Deve ser utilizado com cautela em pacientes com disfunção hepática e doença pulmonar broncoespástica.
Como ocorre com outros betabloqueadores, o tratamento em pacientes com doença cardíaca isquêmica não deve ser descontinuado abruptamente.
Os efeitos metabólicos da clortalidona são dose-dependentes e a pequena dose contida no produto raramente causa problemas.
Podem ocorrer pequenas alterações do teor de potássio. O potássio corpóreo total não se altera com a terapêutica prolongada, e as alterações de potássio sérico são pequenas e clinicamente sem importância. Portanto, normalmente em casos de hipertensão arterial não complicada, a administração suplementar de potássio não é necessária. Todavia, os níveis de potássio devem ser especialmente avaliados em idosos, pacientes em uso de digitálicos, submetidos a dietas especiais com baixo teor de potássio, ou que apresentem distúrbios gastrintestinais. Embora não frequentes, os efeitos adversos sobre lípides causados pelo bloqueador podem ser potencializados com a utilização de diuréticos.
O produto tem sido associado a pequenos aumentos do ácido úrico sérico. Nos raros casos de elevação prolongada, recomenda-se a administração concomitante de um uricosúrico.
ANGIPRESS-CD (atenolol + clortalidona) deve ser usado com cautela em pacientes com diabetes, pois pode mascarar alguns sintomas da hipoglicemia. A clortalidona diminui a tolerância à glicose, portanto, durante terapêutica prolongada com o produto recomenda-se realizar testes regulares para identificar glicosúria, bem como tendência a hipoglicemia devido ao uso do atenolol. É necessária muita cautela ao se administrar ANGIPRESS-CD
(atenolol + clortalidona) para pacientes com conhecida predisposição a diabetes.
ANGIPRESS-CD (atenolol + clortalidona) pode agravar os distúrbios de circulação periférica arterial. Sendo contraindicado em obstrução arterial periférica grave ou outras desordens vasoespásticas.
Os pacientes com histórico de reação anafilática contra vários alergênios, quando em uso do ANGIPRESS-CD (atenolol + clortalidona), podem não responder às doses usuais de adrenalina utilizadas no tratamento de tais reações.
Recomenda-se a interrupção gradual do tratamento com ANGIPRESS-CD (atenolol + clortalidona) durante o período de 1 a 2 semanas.