Reações adversas novoseven 60 kui

Novoseven 60 Kui com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Novoseven 60 Kui têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Novoseven 60 Kui devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As frequências tanto das reações adversas graves quanto das não graves estão listadas abaixo por classes de sistema de órgãos. A frequência é calculada com base nos episódios de tratamento.

Distúrbios sanguíneos e linfáticos
Reações raras (=> 1/10.000 e < 1/1.000)
-Coagulação intravascular disseminada e achados laboratoriais relacionados incluindo níveis elevados de dímero-D e reduzidos de AT (vide “5. Advertências e Precauções”);
-Coagulopatia.

Distúrbios sanguíneos e linfáticos
Reações raras (≥ 1/10.000 e < 1/1.000)

– Coagulação intravascular disseminada e achados laboratoriais relacionados incluindo níveis
elevados de dímero-D e reduzidos de AT (vide “5. Advertências e Precauções”);
– Coagulopatia.

Distúrbios no sistema imune
Reações raras (≥ 1/10.000 e < 1/1.000) – Hipersensibilidade (vide “4. Contraindicações” e “5. Advertências e Precauções”).
Reação de frequência desconhecida – Reação anafilática.
Distúrbios no sistema nervoso
Reações raras (≥ 1/10.000 e < 1/1.000) – Cefaleia.
Distúrbios vasculares
Reações raras (≥ 1/10.000 e < 1/1.000)

– Eventos tromboembólicos arteriais: infarto do miocárdio, infarto cerebral, isquemia cerebral,
oclusão da artéria cerebral, acidente cerebrovascular, trombose arterial renal, isquemia
periférica, trombose arterial periférica e isquemia intestinal;
– Angina pectoris.

Reações incomuns (≥ 1/1.000 e < 1/100)

– Eventos tromboembólicos venosos: trombose venosa profunda, trombose no local da injeção
intravenosa, embolia pulmonar, eventos tromboembólicos do fígado incluindo trombose venosa
portal, trombose venosa renal, tromboflebite, tromboflebite superficial e isquemia intestinal.

Reação de frequência desconhecida – Trombo intracardíaco.
Distúrbios gastrintestinais
Reações raras (≥ 1/10.000 e < 1/1.000) – Náusea.
Distúrbios da pele e subcutâneo
Reações incomuns (≥ 1/1.000 e < 1/100)

Erupções cutâneas (incluindo dermatite alérgica e erupção cutânea eritematosa);
– Prurido e urticária

Reações de frequência desconhecida

-Rubor;
-Angioedema.

Distúrbios gerais e condições no local de administração
Rações incomuns (≥ 1/1.000 e < 1/100)

– Resposta terapêutica diminuída*;
– Pirexia.

Reações raras (≥ 1/10.000 e < 1/1.000) – Reação no local da injeção, incluindo dor no local da injeção.
Exames
Reações raras (≥ 1/10.000 e < 1/1.000)

– Aumento dos níveis de alanina aminotransferase, fosfatase alcalina, lactato desidrogenase e
protrombina;
– Aumento dos produtos de degradação da fibrina.



Exames
Reações raras (=> 1/10.000 e < 1/1.000) - Aumento dos níveis de alanina aminotransferase, fosfatase alcalina, lactato desidrogenase e protrombina;
– Aumento dos produtos de degradação da fibrina.
*Falta de eficácia (resposta terapêutica diminuída) foi relatada. É importante que o regime de dose de NovoSeven® esteja em conformidade com a dose recomendada conforme descrito na seção Posologia em “8. Posologia e modo de usar”.
Dentro de cada grupo de frequência, os eventos adversos estão apresentados em ordem decrescente de gravidade. Reações adversas ao medicamento relatadas apenas durante o período de pós-comercialização (isto é, não em estudos clínicos) estão apresentadas como frequência desconhecida.
Eventos tromboembólicos podem levar à parada cardíaca.
Eventos Tromboembólicos – arterial e venoso
A análise dos mais recentes dados disponíveis demonstrou que eventos tromboembólicos ocorreram em 25 das 378 (6,6%) pacientes tratadas com NovoSeven® para controlar a hemorragia pós-parto.
Quando NovoSeven® é administrado em pacientes fora das indicações aprovadas, eventos tromboembólicos arteriais são comuns (=> 1/100 e < 1/10). Um risco aumentado de eventos adversos tromboembólicos arteriais (veja na tabela o item “Distúrbios vasculares”) (5,3% em pacientes tratados com NovoSeven® versus 2,8% em pacientes tratados com placebo) foi apresentado em uma meta-análise de dados agrupados de estudos controlados por placebo e conduzidos com indicações não aprovadas em várias configurações clínicas, cada um destes tendo características de pacientes distintas e, portanto, perfis de risco subjacente diferentes.
A segurança e a eficácia de NovoSeven® não estão estabelecidas fora das indicações aprovadas e, nestas situações, NovoSeven não é recomendado.
Formação de anticorpos inibitórios
Durante a experiência clínica e no período pós-comercialização, não houve relatos confirmados de anticorpos inibitórios contra NovoSeven® ou FVII em pacientes com hemofilia A ou B. O desenvolvimento de anticorpos inibitórios contra NovoSeven® foi relatado em um estudo observacional de pacientes com deficiência congênita de fator VII.
Formação de anticorpos contra NovoSeven® e FVII é a única reação adversa ao medicamento relatada nestes estudos clínicos de pacientes com deficiência do fator VII expostos ao NovoSeven® (frequência: comum (≥ 1/100 e < 1/10). Em alguns casos, os anticorpos mostraram efeito inibitório in vitro. Fatores de risco que podem ter contribuído para o desenvolvimento de anticorpos, incluindo tratamento anterior com plasma humano e/ou fator VII derivado do plasma, mutação grave do gene FVII e superdose de NovoSeven®foram relatados. Pacientes com deficiência de fator VII tratados com NovoSeven® devem ser monitorados quanto a anticorpos do fator VII (vide “5. Advertências e Precauções”).

Outras populações especiais
Pacientes com hemofilia adquirida
Estudos clínicos conduzidos em 61 pacientes com hemofilia adquirida com um total de 100 episódios de sangramento mostraram que certas reações adversas foram relatadas frequentemente (1% com base nos episódios de sangramento): eventos tromboembólicos arteriais (oclusão arterial cerebral, acidente vascular cerebral), eventos tromboembólicos venosos (embolia pulmonar e trombose venosa profunda), angina pectoris, náusea, pirexia, erupção cutânea eritematosa e exames com níveis elevados de produtos de degradação de fibrina.

Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm , ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.