Reações adversas hisocel

Hisocel com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Hisocel têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Hisocel devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A administração de Hisocel pode causar reações alérgicas (anafiláticas ou anafilactóides) de intensidades variáveis, como: reações cutâneas (urticárias), podendo resultar em rubor facial ou da nuca.
Em casos isolados, pode haver diminuição da pressão arterial, choque ou parada cardíaca ou respiratória. Nos casos de reações adversas deve-se interromper a infusão.
O tratamento depende da natureza e da gravidade da reação adversa e caso necessário, orienta-se as seguintes medidas terapêuticas:
Reações leves: administrar corticóides e anti-histamínicosReações graves: epinefrina por via intravenosa em infusão lenta.
Em caso de broncoconstrição grave administrar teofilina por via intravenosa. Oferecer aporte de oxigênio e reposição de volume com outro tipo de solução.
A infusão rápida de gelatina pode estimular diretamente a liberação de histamina e outras substâncias vasoativas.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm#, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.