Posologia de fluoruracila

FLUORURACILA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLUORURACILA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLUORURACILA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. A dose usualmente empregada é a de 12 mg/kg de peso corporal, até um máximo de 800 mg por dia, durante 3 (três) a 4 (quatro) dias. Se não ocorrer toxicidade, a dose de 6 mg/kg de peso é administrada por 4 (quatro) dias alternados. A dose de manutenção geralmente varia entre 5 e 15 mg/kg de peso, administrada semanalmente. Caso seja utilizada a infusão, deve-se diluir o medicamento em 300 a 500 mL de soro glicosado a 5%, ou solução de cloreto de sódio 0,9% (soro fisiológico 0,9%), este último especialmente no caso de pacientes diabéticos.
2. Estas doses são genéricas e deve-se lembrar que a dose pode variar de paciente para paciente.
3. Cuidados devem ser tomados na aplicação, para evitar extravasamento.
4. Pacientes com comprometimento do estado nutricional devem iniciar o tratamento utilizando uma dose de 6 mg/kg de peso durante os 3 (três) primeiros dias; se não ocorrer toxicidade, pode-se utilizar, durante 3 (três) dias alternados, 3 mg/kg de peso. A dose diária, nestes casos, não deve exceder 400 mg.
5. Se ocorrer desenvolvimento de sinais de toxicidade, o tratamento deverá ser suspenso (vide: “Precauções e Advertências”), e uma revisão da terapêutica deverá ser efetuada.
6. Manutenção. Pode-se seguir os seguintes esquemas:
– Repetir a dose inicial a cada 30 (trinta) dias contados a partir do último dia do tratamento anterior.
– Quando ocorrerem sintomas de toxicidade resultantes da terapia inicial, a dose de manutenção deverá ser de 10 a 15 mg/Kg/semana, não devendo exceder 1g/semana.