Bula para paciente injeflex

INJEFLEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de INJEFLEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com INJEFLEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AÇÃO DO MEDICAMENTO
INJEFLEX® é um medicamento que age principalmente sobre a cartilagem que reveste as articulações produzindo a diminuição da dor e da limitação dos movimentos comuns a enfermidades que acometem a cartilagem.
INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO
INJEFLEX® é indicado no tratamento de artrose ou osteoartrite primária e secundária e suas manifestações.
RISCOS DO MEDICAMENTO
Contra indicações
Esse medicamento é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade a glicosamina ou a qualquer outro componente da fórmula. Não deve ser utilizado também em pacientes com casos de fenilcetonúria. Devido à presença de lidocaína na composição do produto, INJEFLEX® é contra indicado em pacientes com arritmias ou insuficiência cardíaca e em pacientes com hipersensibilidade à lidocaína.
Advertências e Precauções
Uso na gravidez e amamentação: Não há dados em relação ao uso do INJEFLEX® na gravidez e lactação humana, portanto seu uso não é recomendado nesses casos.
É necessário o acompanhamento cuidadoso de pacientes com sintomas indicativos de diabetes mellitus, ou com insuficiência renal ou hepática grave ou afecção gastrintestinal ou história pregressa de úlcera gástrica ou intestinal.
Deve-se monitorar a ocorrência de eventuais reações locais após a administração intramuscular.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Não use medicamentos sem o conhecimento de seu médico ou cirurgião-dentista. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Aguardar o produto atingir a temperatura ambiente antes de usar.
Interações Medicamentosas
A administração oral de sulfato de glicosamina pode favorecer a absorção gastrintestinal de tetraciclinas e reduzir a de penicilina e cloranfenicol. Não existe limitação para administração simultânea de analgésico ou antiinflamatório esteroidal ou não esteroidal.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
MODO DE USO
O produto contém duas ampolas: Ampola A (âmbar) com sulfato de glicosamina e cloreto de lidocaína e Ampola B (incolor) com o diluente. A união das duas soluções resulta em uma cor levemente amarelada.
A via de administração de INJEFLEX® é intramuscular. Deve-se administrar o conteúdo de 1 par de ampolas (A e B), duas vezes por semana.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
REAÇÕES ADVERSAS
Com o uso de INJEFLEX® podem ocorrer reações de origem gastrintestinal de intensidade leve e moderada como desconforto gástrico, diarréia, náusea, prurido e cefaléia e raramente náusea e vômito devido à presença de lidocaína.
Após a administração intramuscular, os efeitos colaterais mais comuns são reações locais, dor e/ou edema das pernas, prurido ou reações cutâneas.
A lidocaína, como outros anestésicos locais, apresenta mais riscos de produzir efeitos adversos com a injeção intravenosa acidental.
CONDUTA EM CASO DE SUPERDOSE
Não é conhecido antídoto específico para glicosamina. Em caso de superdosagem recomenda-se procurar um médico.
CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO
Conservar o produto em embalagem original, sob refrigeração (temperatura de 2º a 8ºC) e protegido da luz e umidade.
Prazo de validade: 12 meses a partir da data de fabricação. Ao adquirir o medicamento confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.