Resultados de eficácia injeflex

INJEFLEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de INJEFLEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com INJEFLEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Diversos estudos clínicos de curto prazo (4 meses) e longo prazo (3 anos) têm demonstrado a eficácia do uso do sulfato de glicosamina por via oral em pacientes com artrose ou osteoartrite de joelho (1,3,4). Dois grandes estudos randomizados, duplo-cegos, placebo-controlados avaliaram um total de 414 pacientes com osteoartrite de joelho. Após três anos de terapia com sulfato de glicosamina por via oral (1.500 mg/dia), ambos os estudos mostraram melhora sintomática e nenhum estreitamento apreciável do espaço articular (3,4).
Por meio de um estudo multicêntrico, randomizado, placebo-controlado, duplo-cego, grupo-paralelo foi avaliada a eficácia do sulfato de glicosamina por via intramuscular em pacientes (n=155) com osteoartrite de joelho (índice Lequesne, usado para medir a gravidade dos sintomas). Os pacientes foram tratados com 400 mg de sulfato de glicosamina intramuscular (ou placebo) duas vezes por semana durante 6 semanas. Foi observada uma diminuição significante no índice de Lequesne para o grupo tratado com glicosamina comparado com o placebo (3,3 vs. 2,0 pontos na média, respectivamente; p<0,05). A taxa de resposta nos pacientes avaliados foi de 55% com glicosamina (n=73) e somente 33% (n=69) com placebo (p=0,012)(5).