Posologia de kivexa

KIVEXA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de KIVEXA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com KIVEXA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Modo de uso
A dose recomendada de Kivexa®, para adultos e crianças, é de um comprimido uma vez por dia.
Não existem requisitos especiais para instruções de uso e manipulação.

Posologia
A terapia deve ser iniciada por um médico experiente no manejo da infecção por HIV.
Kivexa® não deve ser administrado a adultos nem a crianças com peso inferior a 40 kg, pois é um comprimido de dose fixa que não pode ser reduzida.
Kivexa® pode ser administrado com ou sem alimentos.
Kivexa® é um comprimido de dose fixa e não deve ser prescrito para pacientes que precisam de ajustes de dose, como os que apresentam clearance de creatinina inferior a 50 mL/min. Deve-se administrar preparações separadas de abacavir ou de lamivudina nos casos de indicação de suspensão ou ajuste de dose. Nessas condições, o médico deve consultar as informações específicas de cada um desses produtos medicamentosos.

Populações
Adultos e crianças
A dose recomendada de Kivexa®, para adultos e crianças, é de um comprimido uma vez por dia.
Crianças
Não se recomenda o uso de Kivexa® para o tratamento de crianças com menos de 12 anos de idade, já que não é possível realizar os ajustes de dose necessários. Os médicos devem consultar as informações específicas de lamivudina e de abacavir.

Idosos
Não se estudou a farmacocinética do abacavir nem da lamivudina em pacientes com mais de 65 anos de idade. Para o tratamento de idosos, é preciso considerar que a redução da função hepática, renal e cardíaca é mais frequente nesses pacientes, além do uso de produtos medicamentosos e da presença de doenças concomitantes.

Insuficiência renal
Embora não seja necessário ajuste da dose de abacavir para os pacientes com insuficiência renal, é preciso reduzir a dose de lamivudina devido à menor depuração. Portanto, o uso de Kivexa® não é recomendável para os pacientes com clearance de creatinina inferior a 50 mL/min (ver, em Características Farmacológicas, o item Propriedades Farmacocinéticas).

Insuficiência hepática
A redução da dose de abacavir pode ser necessária para os pacientes com insuficiência hepática leve (Child Pugh grau A). Como não é possível reduzir a dose de Kivexa®, deve-se usar uma preparação separada de abacavir e lamivudina quando isso for necessário. Kivexa® não é recomendado para pacientes com insuficiência hepática de moderada a grave (Child Pugh grau B ou C) (ver, em Características Farmacológicas, o item Propriedades Farmacocinéticas).

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.