Advertências mucoangin

MUCOANGIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MUCOANGIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MUCOANGIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Foram observados poucos relatos de graves lesões na pele, como a síndrome de Stevens-Johnson (eritema multiforme bolhoso) e necrólise epidérmica tóxica (NET) em associação temporal com a administração de expectorantes como cloridrato de ambroxol. A maioria pode ser explicada pela gravidade de doença subjacente e/ou medicação concomitante. Além disto, durante a fase inicial da síndrome de Stevens- Johnson ou NET o paciente pode ser acometido por sintomas não-específicos do tipo gripal como, por exemplo: febre , dor no corpo, rinite, tosse e dor de garganta . Devido à interpretação inadequada destes sintomas não-específicos do tipo gripal é possível que seja iniciado um tratamento sintomático com um medicamento para resfriado e tosse. Portanto, se novas lesões na pele ou nas mucosas ocorrerem, aconselha-se procurar orientação médica imediatamente, e interromper o tratamento com cloridrato de ambroxol como forma de precaução.
No caso de insuficiência renal, MUCOANGIN pastilhas só pode ser utilizado após consultar um médico.
Este produto contém 8,2 g de sorbitol por dose máxima diária recomendada. Pacientes com as condições hereditárias raras de distúrbios do metabolismo da frutose não devem tomar este medicamento.
Uma pastilha de MUCOANGIN menta contém menos que 1 mg de lactose. Esta quantidade normalmente não causa problemas em pessoas com intolerância à lactose. Apesar disto, pacientes com condições hereditárias raras de intolerância à galactose deve ter precaução ao usar este medicamento.
Não há evidencias de efeito na habilidade de dirigir e operar máquinas. Estudos sobre os efeitos na capacidade de dirigir e operar máquinas não foram realizados.

Gravidez e Lactação
O cloridrato de ambroxol atravessa a barreira placentária. Estudos em animais não indicaram efeitos nocivos diretos ou indiretos com respeito à gravidez, ao desenvolvimento embrionário / fetal, ao parto ou ao desenvolvimento após o nascimento.
Extensivas experiências clínicas após a 28ª semana de gravidez não mostraram evidência de efeitos nocivos no feto.
Entretanto, as precauções usuais com relação ao uso de drogas na gravidez, devem ser observadas. Especialmente durante o primeiro trimestre, o uso de MUCOANGIN pastilhas não é recomendado.
O cloridrato de ambroxol é excretado no leite materno. Ainda que efeitos desfavoráveis na amamentação infantil não sejam esperados, o uso de MUCOANGIN pastilhas não é recomendado para mães que estão amamentando.

MUCOANGIN está classificado na categoria de risco B na gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista