Bula para paciente mucoangin

MUCOANGIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MUCOANGIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MUCOANGIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
MUCOANGIN é indicado para o tratamento da dor de garganta aguda.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
MUCOANGIN funciona como analgésico, aliviando a dor e o desconforto da garganta devido à faringite viral aguda (de curta duração). O início da ação de MUCOANGIN é rápido, em até 30 minutos, e dura pelo menos 3 horas. MUCOANGIN possui também um efeito anti-inflamatório (combate a inflamação), diminuindo a vermelhidão na garganta.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Nos casos de alergia ao cloridrato de ambroxol ou aos outros componentes da fórmula; e se tiver intolerância à frutose (contém sorbitol).

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Interrompa o tratamento caso apareçam manchas ou alterações na pele e na mucosa (cavidades do corpo como a parte interna da boca) e procure orientação médica.
Se você tem insuficiência renal, deverá consultar um médico antes de usar MUCOANGIN.
Se você tem distúrbios do metabolismo da frutose, não deve tomar este medicamento, ele contém sorbitol. MUCOANGIN contém menos de 1 mg de lactose, o que normalmente não causa problemas em pessoas com intolerância à lactose. Apesar disso, se você tem intolerância à galactose, deve ter cuidado ao usar este medicamento.

Gravidez
MUCOANGIN atravessa a barreira placentária, podendo chegar ao bebê em gestação Apesar de estudos não indicarem efeitos nocivos ao feto, este produto não é recomendado especialmente durante o primeiro trimestre de gravidez.
MUCOANGIN é excretado no leite materno. Apesar de não serem conhecidos efeitos desfavoráveis na amamentação, o uso de MUCOANGIN não é recomendado para mães que estejam amamentando.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interações Medicamentosas
Não são conhecidas interações prejudiciais de MUCOANGIN com outros medicamentos.

Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Manter MUCOANGIN em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C), protegendo da luz e da umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
A pastilha de MUCOANGIN é redonda, branca, com ambos os lados achatados com bordas chanfradas, com uma superfície opaca ou levemente brilhante, com odor característico de menta.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Deixar a pastilha de MUCOANGIN dissolver-se lentamente na boca, sem mastigar.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado

Adultos acima de 12 anos de idade: 1 pastilha até 6 vezes ao dia, com um intervalo mínimo de 30 minutos entre cada uma.
O tratamento não deve exceder 3 dias. Caso apresente febre alta ou se os sintomas persistirem por mais de 3 dias, você deverá consultar o médico.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
MUCOANGIN se destina ao uso conforme a necessidade. Caso você deixe de usar uma das doses, prossiga com o tratamento normalmente, sem necessidade de repor a dose esquecida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou do cirurgião-dentista.
8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
–Reação comum: enjoo, alteração do paladar, diminuição da sensibilidade na garganta e na boca, (enjoo).
–Reação incomum: dor na região mais alta da barriga, diarreia, boca seca, indigestão.
–Reação com frequência desconhecida: choque anafilático (reação alérgica grave), reação anafilática (problema grave com queda da pressão por manifestação alérgica), alergia, vômitos, garganta seca, inchaço no rosto, ao redor da boca e da garganta, aparecimento de manchas vermelhas e coceira na pele, surgimento de elevações na pele com coceira.

Atenção: este é um produto que possui uma nova indicação terapêutica no país, e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA
DESTE MEDICAMENTO?
Até o momento não se conhecem manifestações que sejam específicas de intoxicação ou dose excessiva de MUCOANGIN.
Os sintomas que ocorreram em casos de dose excessiva são semelhantes aos efeitos colaterais de MUCOANGIN nas doses recomendadas, e pode ser necessário tratamento para alívio dos sintomas.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.