Características farmacológicas tiamin

TIAMIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TIAMIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TIAMIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A vitamina B2 (riboflavina) faz parte da constituição de diversos sistemas enzimáticos essenciais ao metabolismo celular.
A vitamina B6 (cloridrato de piridoxina) parece necessária ao metabolismo do sistema nervoso central e exerce função eutrófica sobre os tecidos em geral.
O ácido nicotínico é encontrado na natureza principalmente sob a forma de nicotinamida, desempenhando esta, importante papel nos sistemas enzimáticos relacionados com o metabolismo dos hidratos de carbono.
O pantenol, através de sua oxidação transforma-se e m ácido pantotênico ou vitamina B5. A vitamina B5 é essencial para a síntese da coenzima A. A Coenzima A é essencial para a oxidação dos ácidos graxos e piruvato, para o metabolismo dos esteróis e para acetilação de outras moléculas no organismo, tendo papel importante no metabolismo energético do organismo.
A nicotinamida, riboflavina e piridoxina são rapidamente absorvidas pelo trato gastrintestinal. Pequenas doses dos princípios ativos do medicamento podem ser eliminadas na urina após a ingestão do mesmo. Os fatores do complemento B presentes nesta formulação são participantes de sistemas enzimáticos e, como tal, regulam várias fases do metabolismo dos glicídios, dos lipídios e das proteínas. Embora cada substância presente na formulação do complexo B tenha ação biológica própria, os processos metabólicos por ela regulados são intimamente interligados, fazendo com que a carência de um fator vitamínico possa influir na ação dos outros, repercutindo como um todo no organismo. A piridoxina também é absorvida rapidamente pelo tubo gastrintestinal quando administrada via oral. Seus metabólitos são excretados na urina. A nicotinamida é absorvida no tubo gastrintestinal. Pequena quantidade é eliminada inalterada na urina. A riboflavina é rapidamente absorvida pelo tubo gastrintestinal. A riboflavina é excretada na urina, com seus metabólitos. Dependendo da dose usada, grande quantidade pode ser excretada inalterada.