Interações medicamentosas tiamin

TIAMIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TIAMIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TIAMIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Interações medicamento-medicamento:
Piridoxina: A piridoxina reduz os efeitos da levodopa, mas isso não ocorre quando um inibidor dopadescarboxilase também é administrado. Muitas drogas podem alterar o metabolismo ou a disponibilidade de piridoxina, incluindo penicilamina e anticoncepcionais orais. Em pessoas que fazem uso do fenobarbital ou da fenitoína (difenilhidantoína) em concomitância com piridoxina pode haver redução dos níveis plasmáticos do fenobarbital ou da fenitoína. A piridoxina pode diminuir o efeito da altretamina. Especificamente quando a altretamina é utilizada em combinação com a cisplatina, a duração da resposta pode ser diminuída.

Riboflavina: Os antidepressivos tricíclicos, fenotiazinas e probenecidas podem aumentar a necessidade de riboflavina em pacientes que recebem estes medicamentos. O cloranfenicol, cicloserina, etianamida, hidralazina, imunossupressores, izoniazida, panicilamida e estrógenos podem aumentar a necessidade de piridoxina ou outros componentes da formulação.

nicotinamida: O uso concomitante de carbamazepina e nicotinamida pode ocasionar redução do clearance da carbamazepina, levando a um aumento de seu nível plasmático.
Interações medicamento-exame laboratorial:
Riboflavina (vitamina B2): altas doses de vitamina B2 podem resultar em alteração na coloração da urin a, o que pode causar interferências em exames laboratoriais.
Interações medicamento-doenças:
Devido à presença da piridoxina, deve-se ter cuidado ao administra TIAMIN® em pessoas com Síndrome de Parkinson em tratamento com levodopa.