Reações adversas tiamin

TIAMIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TIAMIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TIAMIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Embora tenham sido relatadas reações adversas a est e medicamento, não foram relatadas as frequências dos possíveis efeitos adversos: dermatite de contato, dor no local durante aplicação, púrpura pigmento sa crônica, estresse respiratório, prurido (coceira), choque anafilático e dor abdominal.
Ainda pode ocorrer no local de aplicação intravenos a: hematoma, flebite e celulite. Esses efeitos são restritos ao local de aplicação e dependem da forma adequada do uso do produto.
Nenhum efeito colateral foi identificado com o uso de riboflavina. Grandes doses de riboflavina resultam em alteração da coloração da urina, o qual pode int erferir em certos exames laboratoriais.
Tratamento prolongado com cloridrato de piridoxina está associado com o desenvolvimento de neuropatias peritoniais. Isto pode ocorrer com doses de cerca de 2g por dia. Doses acima de 500mg de piridoxina por dia podem causar neuropatias sensoriais. A piridoxina reduz efeitos da levodopa. Dor nas costas, mal estar, febre, dor no tórax, dispneia, c efaleia, tonturas e sensação de calor de caráter transitório, têm sido relatados imediatamente após a aplicação i ntravenosa.
A nicotinamida tem uma ação vasodilatadora quando a dministrada oralmente ou por via parenteral, provocando a sensação de desfalecimento e pontadas na cabeça. Foram registrados mal-estar gástrico, aumento da motilidade gastrointestinal e hipersecreção das glândulas sebáceas. A vermelhidão cutânea consecutiva ao uso da nicotinamida deve ser considerada como uma reação fisiológica comprovada da eficácia do medicamento. Foram relatados casos de choque anafilático após administração intravenosa de nicotinamida. Tem sido relatado, com altas doses de nicotinamida, ressecamento da pele, prurido, hiperpigmentação, cólica abdominal, ambliopia, icte rícia, disfunção renal, diminuição da tolerância à glicose, hiperglicemia, hiperuricemia. Muitas destas reações desaparecem com a interrupção do tratamento.

Em casos de eventos adversos, notifique ao sistema de Notificação em Vigilância Sanitária NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.