Bula para paciente atenolol e clortalidona

Atenolol e Clortalidona com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Atenolol e Clortalidona têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Atenolol e Clortalidona devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento
Este medicamento possui a atividade anti-hipertensiva de dois agentes, promovendo uma redução da pressão arterial.

Cuidados de armazenamento
O medicamento deve ser armazenado na embalagem original até sua total utilização. Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C).
Proteger da luz e umidade.

Prazo de validade
Desde que respeitados os cuidados de armazenamento, o medicamento apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação. Não devem ser utilizados produtos fora do prazo de validade, pois podem trazer prejuízos à saúde.

Gravidez e lactação
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informar ao médico se está amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Cuidados de administração
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
Durante o tratamento com esse medicamento podem ocorrer as seguintes reações: frio nas extremidades, fadiga, distúrbios gastrintestinais, dor de cabeça, alterações de humor, tontura e piora da insuficiência cardíaca.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias
Não é recomendada a administração de suco de laranja com atenolol, pois pode causar interferência na absorção gastrintestinal da droga.
Informe seu médico se estiver tomando outros medicamentos para tratamento de problemas do coração e circulação (anti-hipertensivos, antiarrítmicos), anti-inflamatórios, lítio, medicamentos para diabetis mellitus e outros diuréticos. O resultado do tratamento poderá ser alterado se atenolol + clortalidona for tomado ao mesmo tempo em que estes medicamentos. Enquanto estiver em tratamento com atenolol + clortalidona não tome nenhum outro medicamento sem o consentimento de seu médico.

Contraindicações e precauções
Em caso de cirurgia, informe o médico anestesista que está em tratamento com atenolol + clortalidona. Este medicamento não deve ser usado em paciente com alergia ao atenolol, à clortalidona ou aos demais componentes da fórmula. Informe ao seu médico se você tem problemas pulmonares, cardíacos, circulatórios, diabetis mellitus, gota, problemas de tireoide e se tem ou já teve feocromocitoma.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir autos e operar máquinas: é improvável que o uso de atenolol + clortalidona resulte em qualquer comprometimento da habilidade em dirigir autos ou operar máquinas. Entretanto, deve ser levado em consideração que ocasionalmente pode ocorrer tontura ou fadiga.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.