Interações medicamentosas atenolol e clortalidona

Atenolol e Clortalidona com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Atenolol e Clortalidona têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Atenolol e Clortalidona devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A administração de suco de laranja conjuntamente com atenolol pode acarretar interferência variável na absorção gastrintestinal da droga, não sendo recomendável, portanto sua administração conjunta.
Deve-se tomar cuidado ao se prescrever um fármaco betabloqueador juntamente com agentes antiarrítmicos, como a disopiramida e amiodarona.
O tratamento concomitante com diidropiridinas, por exemplo, nifedipino, pode aumentar o risco de hipotensão e pode ocorrer comprometimento cardíaco em pacientes com insuficiência cardíaca latente.
O uso combinado de betabloqueadores e bloqueadores do canal de cálcio com efeitos inotrópicos negativos, como por exemplo, verapamil e diltiazem, pode levar a um aumento desses efeitos, particularmente em pacientes com função ventricular comprometida e/ou anormalidades de condução sinoatrial ou atrioventricular. Isto pode resultar em hipotensão grave, bradicardia e insuficiência cardíaca.
Não se deve administrar betabloqueadores ou bloqueadores do canal de cálcio por via intravenosa dentro de 48 horas da descontinuação do outro agente.
Os betabloqueadores podem exacerbar a hipertensão de rebote que pode ocorrer após a descontinuação da clonidina. Se estes fármacos forem administrados concomitantemente, o betabloqueador deve ser descontinuado alguns dias antes da suspensão da clonidina. Se for necessário trocar o tratamento com clonidina por betabloqueador, a introdução deste deve ser feita alguns dias após a interrupção da clonidina.
A depleção de potássio pode ser perigosa em pacientes que estejam em tratamento com digitálicos.
Os glicosídeos digitálicos em associação com fármacos betabloqueadores podem aumentar o tempo de condução atrioventricular.
O uso concomitante de agentes simpatomiméticos, por exemplo, adrenalina, pode neutralizar os efeitos dos betabloqueadores.
O uso concomitante de fármacos inibidores da prostaglandina sintetase (ibuprofeno, indometacina) pode diminuir os efeitos hipotensores dos betabloqueadores.
As preparações contendo lítio geralmente não devem ser administradas com diuréticos, uma vez que podem reduzir a depuração renal.
O atenolol + clortalidona deve ser administrado com cautela quando forem usados agentes anestésicos.
O anestesista deve ser informado e a escolha do anestésico deve recair sobre um agente com a menor atividade inotrópica negativa possível. O uso de betabloqueadores com fármacos anestésicos pode resultar em atenuação da taquicardia de reflexo e aumento do risco de hipotensão. Agentes anestésicos que causam depressão do miocárdio devem ser evitados.