Características farmacológicas balcor retard

BALCOR RETARD com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BALCOR RETARD têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BALCOR RETARD devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacodinâmica
BALCOR® retard 300 mg é um medicamento do grupo dos antagonistas do cálcio. Sua ação dá-se nos canais lentos das membranas celulares miocárdicas e da musculatura lisa dos vasos, durante a fase de despolarização, provocando a inibição do influxo de cálcio. Na angina do peito por espasmos coronarianos, seu efeito deve-se à dilatação específica das artérias coronarianas epicárdicas e subendocárdicas.
Proporciona um efeito cardioprotetor, porque possui também uma ação antioxidante indireta que não permite a formação de radicais livres, elementos de potente ação lesiva celular. BALCOR®retard 300 mg proporciona aumento da tolerância ao exercício físico na angina de esforço, devido à redução do consumo de oxigênio do miocárdio.
Promove a redução da frequência cardíaca e da tensão arterial sistêmica, face à sobrecarga física submáxima e máxima.

Farmacocinética
BALCOR® retard 300 mg, comparativamente a outros antagonistas do cálcio, apresenta um início de ação menos brusco, facilitando uma adequação posológica e melhor tolerabilidade geral.