Grupos de risco piracetam

Piracetam com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Piracetam têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Piracetam devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Pacientes idosos
Em caso de tratamento por longo período em idosos deve-se avaliar regularmente o clearance de creatinina para se proceder ao ajuste posológico se necessário, uma vez que a meia-vida do piracetam aumenta como resultado da diminuição da função renal nesta população. Recomenda-se ajuste de dose em idosos com comprometimento de função renal.
Crianças
NOOTROPIL (piracetam) foi administrado em um número limitado de crianças com 1 a 3 anos. Nenhum estudo formal de farmacocinética foi realizado em crianças.
– Grupos de risco
Pacientes com insuficiência renal
O piracetam é eliminado pelos rins, portanto, deve-se ter cautela em pacientes com insuficiência renal. Nestes pacientes deve-se proceder um ajuste posológico individualizado de acordo com a tabela a seguir. Para utilizar esta tabela é necessário calcular o clearance de creatinina (CLcr
) em mL/min. O CLcr
em mL/min pode ser calculado a partir da determinação do nível de creatinina sérica (mg/dL) seguindo-se a fórmula:
CLcr
= [140-idade(anos)) x peso(Kg) (x 0,85 para mulheres) / 72 x creatinina sérica (mg/dL)
GRUPO

CLEARANCE DE CREATININA (mL/min)

POSOLOGIA E FREQ_ÊNCIA
Normal

> 80

Dose usual diária, 2 – 4 subdoses
Leve

50 – 79

2/3 da dose usual diária, 2 – 3 subdoses
Moderada

30 – 49

1/3 da dose usual diária, 2 subdoses
Grave

< 30

1/6 da dose usual diária, uma vez ao dia
Doença Renal em Estágio Final



Contra-indicado
Recomenda-se ajuste de dose em idosos com comprometimento da função renal. Para tratamento de idosos a longo prazo é necessário avaliar regularmente o clearance de creatinina para realizar ajuste posológico se necessário.
Pacientes com insuficiência hepática
Em pacientes com insuficiência hepática e renal recomenda-se ajuste de dose. Não é necessário ajuste de dose em pacientes que apresentam exclusivamente insuficiência hepática.