Superdosagem piracetam

Piracetam com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Piracetam têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Piracetam devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Sintomas
Foi relatado um caso de diarréia sanguinolenta com dor abdominal associado à ingestão diária de dose oral de 75 g de piracetam. Este caso ocorreu provavelmente devido à dose extremamente alta de sorbitol contida na formulação utilizada.
Nenhum outro caso que poderia ser considerado especificamente como evento adverso adicional relacionado à superdose foi relatado.
Tratamento
Em caso de superdose significativa aguda, deve-se proceder ao esvaziamento gástrico por meio de lavagem gástrica ou de indução da êmese. Não existe antídoto específico no caso de superdose com piracetam. Deve-se instituir tratamento sintomático que pode incluir hemodiálise. A eficiência da extração do piracetam pelo dialisador é de 50 – 60%.