Características farmacológicas biostate

BIOSTATE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BIOSTATE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BIOSTATE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades farmacodinâmicas
Biostate é um complexo composto por duas diferentes proteínas ligadas não-covalentemente:fator VIII (FVIII) / fator de von Willebrand (FvW). O FVIII é um cofator essencial na ativação do fator X, levando finalmente à formação de trombina e fibrina. A atividade do FVIII é medida como fator VIII de coagulação (FVIII:C). O FvW promove a agregação plaquetária e adesão plaquetária no endotélio vascular danificado, mas também serve como uma proteína transportadora estabilizante para a proteína pró-coagulante FVIII. A atividade do FvW é medida como fator de von Willebrand cofator de ristocetina (FvW:CoR).
A doença de von Willebrand (VWD) é um distúrbio hemorrágico, congênito, autossômico e hereditário, no qual existe uma deficiência ou disfunção do FvW. Uma redução na concentração do FvW na corrente sanguínea resulta na baixa atividade do FVIII e função plaquetária anormal, uma vez que as plaquetas são impedidas de aderir ao tecido subendotelial. Como resultado, pode ocorrer sangramento excessivo.
A atividade do FvW:CoR em Biostate existe na proporção 2:1 com a atividade do FVIII:C. Biostate demonstrou conter multímeros de alto peso molecular de FvW. Os multímeros de alto peso molecular são considerados importantes para corrigir o defeito hemostático em pacientes com doença de von Willebrand, uma vez que são importantes para a adesão plaquetária.
A hemofilia A é um distúrbio da coagulação sanguínea ligado a um cromossomo X recessivo. É causada pela redução da atividade do fator VIII, através da síntese insuficiente ou anormal da proteína do fator VIII. O fator VIII é um cofator para o fator IX ativado e acelera a conversão do fator X para o fator X ativado. O fator X ativado converte a protrombina em trombina. A trombina então converte o fibrinogênio em fibrina e o coágulo pode ser formado.

Propriedades farmacocinéticas
A farmacocinética do Biostate foi estudada em pacientes adultos com hemofilia A e doença de von Willebrand, em estudos separados.
A farmacocinética do FVIII e FvW em Biostate foi medida em um estudo multicêntrico único- cego, randomizado de 12 pacientes com idades de 19 a 58 anos com doença de von Willebrand, nos quais a resposta à desmopressina foi inadequada ou contra-indicada. O antígeno fator de von Willebrand (FvW:Ag), o FVIII:C e os multímeros de elevado peso molecular também foram medidos em adição aos parâmetros farmacocinéticos para os 12 pacientes, conforme dados da Tabela 1.
Dois estudos clínicos investigaram a farmacocinética do FVIII em Biostate em pacientes com hemofilia A. O primeiro estudo envolveu 16 pacientes do sexo masculino com hemofilia A grave (até ou igual a 2% de FVIII), no qual cada paciente recebeu uma dose única de 50 UI de FVIII/kg de peso corporal. Todos os pacientes tinham sido tratados previamente com concentrados de FVIII e tinham idades de 17 a 53 anos. Os dados farmacocinéticos para os 16 pacientes estão resumidos na Tabela 1 (indicados pelo termo “Inicial”).
Para avaliar o potencial de desenvolvimento de inibidores de FVIII, que não podem ser detectados por testes de laboratório convencionais, um estudo farmacocinético repetido foi realizado em oito pacientes que participaram do primeiro estudo farmacocinético e continuaram o tratamento com Biostate por 3-6 meses. Não houve diferença significativa na meia-vida ou recuperação determinada neste estudo, em comparação com o primeiro estudo farmacocinético (ver Tabela 1, indicado pelo termo “Repetição”), demonstrando, assim, nenhum desenvolvimento de inibidores com a utilização de Biostate.

Tabela 1: Dados Farmacocinéticos (Valores Médios)

Grupo de pacientes
(N°)

Ativo

Meia-vida
(h)

Recuperação
(%)

Depuração
(mL/h/kg)

Cmax
(UI/mL)

Doença de von
Willebrand (n=12)

FvW:CoR 11,6 85 4,23 1,15
FvW:CB 12,2 83 4,90 1,03
FVIII:C N/A 110 N/A 0,69

Hemofilia A
Inicial (n=16)

FVIII:C 12,4 108 3,25 1,20

Hemofilia A
Repetição (n = 8)

FVIII:C 14,1 110 2,98 1,08



FvW:CoR – atividade do cofator ristocetina FvW FvW:CB – atividade da ligação do FVW ao colágeno FVIII:C – atividade de coagulação do FVIII
N/A: a contribuição do FVIII endógeno torna a verdadeira farmacocinética do FVIII:C administrado impossível de medir.