Informações calcium-d3

CALCIUM-D3 com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALCIUM-D3 têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALCIUM-D3 devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



CALCIUM D3 é uma combinação fixa de cálcio e vitamina D. A alta concentração de cálcio e vitamina D em cada dose possibilita absorção suficiente de cálcio com um limitado número de doses. A vitamina D está envolvida no metabolismo cálciofósforo, permitindo a aborção ativa de cálcio e fósforo pelo intestino e suas captações pelos ossos. A suplementação com cálcio e vitamina D corrige a deficiência latente de vitamina D e hiperparatireoidismo secundário.
Ocorre absorção de aproximadamente 30% do cálcio ionizável no trato gastrintestinal. O cálcio é excretado através da urina, fezes e suor. A excreção urinária depende da filtração glomerular e reabsorção tubular.
A vitamina D também é absorvida no intestino; liga-se a uma proteína plasmática e é transportada pelo sangue para o fígado (onde passa pela primeira hidroxilação para 25-hidroxicolecalciferol e posteriormente para os rins (segunda hidroxilação para 1,25-di-hidroxicolecalciferol, o metabólito ativo da vitamina D3). A vitamina D3 não hidroxilada é armazenada nos músculos e tecido adiposo; a meia vida plasmática é da ordem de vários dias e a eliminação é realizada através das fezes e urina.