Interações medicamentosas cedur retard

CEDUR RETARD com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CEDUR RETARD têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CEDUR RETARD devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Quando Cedur® Retard (bezafibrato) é utilizado em associação com outros medicamentos, as seguintes interações podem ocorrer:
– Potencialização da ação de anticoagulantes do tipo cumarínico. Por esta razão, a dose do anticoagulante deve ser reduzida em 30 a 50% ao se iniciar a terapia com Cedur® Retard (bezafibrato) e ajustada de acordo com os resultados dos testes de coagulação.
– A ação das sulfoniluréias e da insulina pode ser potencializada por Cedur® Retard (bezafibrato). Isso pode ser explicado pela melhor utilização da glicose, com redução simultânea das necessidades de insulina.
– Em casos isolados, o comprometimento pronunciado, porém reversível, da função renal (acompanhado por aumento nos níveis séricos de creatinina) tem sido relatado em pacientes transplantados sob terapia imunossupressora e Cedur® Retard (bezafibrato) concomitantemente. A função renal deve ser monitorada nesses pacientes e, caso ocorram alterações significativas nos parâmetros laboratoriais, Cedur® Retard (bezafibrato) deve ser, se necessário, descontinuado.
– Quando houver administração concomitante de seqüestrantes de ácidos biliares (por exemplo, colestiramina) com Cedur® Retard (bezafibrato), observar um intervalo mínimo de duas horas entre a utilização dos medicamentos, pois a absorção do bezafibrato será prejudicada.
– Maleato de perexilina ou inibidores da MAO (com potencial hepatotóxico) não devem ser administrados concomitantemente com Cedur® Retard (bezafibrato)
– A interação entre inibidores da HMG CoA redutase (estatinas) e fibratos pode variar em natureza e intensidade, dependendo da combinação dos medicamentos administrados. A interação farmacodinâmica entre as duas classes de medicamentos pode, em alguns casos, contribuir para o aumento do risco de miopatia.