Posologia de citostal

CITOSTAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CITOSTAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CITOSTAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A dose recomendada de CITOSTAL em adultos e pacientes pediátricos é de 130mg/m2 por via oral como dose única a cada 6 semanas (ver Instruções para uso, manuseio e descarte). Em indivíduos com função medular comprometida, a dose deve ser reduzida a 100mg/m2 a cada 6 semanas.
Quando CITOSTAL for usado em combinação com drogas mielodepressivas, as doses devem ser ajustadas de acordo.
Doses subsequentes à dose inicial devem ser ajustadas de acordo com a resposta hematológica do paciente à dose precedente. O seguinte esquema é sugerido como guia para o ajuste da dose a ser administrada:

NADIR APÓS DOSE ANTERIOR

PORCENTAGEM DA DOSE ANTERIOR A SER

ADMINISTRADA

LEUCÓCITOS (mm3)

PLAQUETAS (mm3)

≥ 4.000

≥100.000

100%

3.000 – 3.999

75.000 – 99.000

100%

2.000 – 2.999

25.000 – 74.999

70%

< 2.000

< 25.000

50%



Não deve ser administrado outro ciclo de tratamento até que ocorra a recuperação medular em níveis aceitáveis (plaquetas > 100.000/mm3; leucócitos > 4.000/mm3). O hemograma deve ser monitorizado semanalmente, e outros ciclos não devem ser repetidos antes de 6 semanas; porque a toxicidade hematológica é retardada e cumulativa.

Instruções para uso, manuseio e descarte
Somente o número apropriado de cápsulas de CITOSTAL requerido para uma administração única deve ser dispensado. Você deve ser avisado que CITOSTAL é tomado em uma dose oral única e não dever ser repetido por pelo menos 6 semanas.2
Devem ser considerados os procedimentos quanto à manipulação e ao descarte adequado das drogas anticâncer. Já foram publicados vários guias sobre este assunto, 3-6, porém não há um acordo geral de que todos os procedimentos recomendados nesses guias sejam necessários ou apropriados.
Para minimizar o risco de exposição dermatológica, sempre utilizar luvas para manipular CITOSTAL. Isto inclui todas as atividades em clínicas, farmácias, estoques e outros, incluindo a abertura da embalagem e inspeção, transporte e preparação da dose e administração.7