Bula para paciente clofen s

CLOFEN S com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLOFEN S têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLOFEN S devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento: CLOFEN S é um medicamento que possui propriedades: antirreumática, anti-inflamatória, analgésica e antipirética.

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 300C). Proteger da luz e umidade.
O prazo de validade está impresso nas embalagens. Não utilizar o produto após a data de validade.
Informe ao médico se estiver grávida, amamentando ou se ocorrer gravidez durante o tratamento ou após o seu término.

Cuidados na administração: Os comprimidos devem ser ingeridos com um pouco de líquido de preferência antes das refeições. Siga corretamente as instruções do médico quanto ao uso do produto, não interrompendo ou modificando o tratamento sem antes consultá-lo.
CLOFEN S é geralmente bem tolerado. Porém podem ocorrer ocasionalmente reações desagradáveis, tais como: dor de estômago, náuseas, vômitos, diarreia, má digestão, prisão de ventre, falta de apetite, dor de cabeça, tontura e vermelhidão da pele. Caso ocorra qualquer reação, avise seu médico, ele lhe dará a orientação adequada.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Antes do início do tratamento com CLOFEN S, o paciente deve informar ao médico se está tomando qualquer outro medicamento. O paciente não deve tomar outro medicamento juntamente com CLOFEN S sem orientação ou conhecimento do médico.

CLOFEN S está contraindicado nos casos de úlcera gástrica e intestinal e alergia ao diclofenaco. CLOFEN S é também contraindicado para pacientes que têm crises de asma, urticária e rinite aguda quando tomam ácido acetilsalicílico (ex.: aspirina).

Antes de iniciar o tratamento com o CLOFEN S, o paciente deve informar ao médico se tem problemas de estômago e de intestino, suspeita de úlcera, colite ulcerativa, doença de Crohn, doença grave do fígado, doença de rim e de coração e se for paciente idoso. Pacientes que apresentarem vertigens durante o uso do medicamento deverão evitar operar máquinas e dirigir veículos.
Devem ser feitos exames de sangue durante tratamentos longos.

Atenção: Este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em por¬tadores de Diabetes.

Clofen S contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.