Características farmacológicas clofen s

CLOFEN S com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLOFEN S têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLOFEN S devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacodinâmica
Grupo farmacoterapêutico: anti-inflamatório não esteroide (AINE).

Mecanismo de Ação: CLOFEN S contém o sal sódico do diclofenaco. O diclofenaco é um composto não-esteroidal com acentuadas propriedades: analgésica, anti-inflamatória e antipirética.
CLOFEN S possui um rápido início de ação, o que o torna particularmente adequado para o tratamento de estados dolorosos e/ou anti-inflamatórios agudos. A inibição da biossíntese das prostaglandinas, demonstrada experimentalmente, é considerada fundamental no mecanismo de ação do diclofenaco. As prostaglandinas desempenham papel importante na gênese da inflamação, dor e febre.
CLOFEN S exerce pronunciado efeito analgésico em estados moderados ou severamente dolorosos. Na presença de inflamação devido, por exemplo, a trauma ou após intervenção cirúrgica, CLOFEN S alivia rapidamente tanto a dor espontânea quanto à relacionada ao movimento e diminui o inchaço inflamatório e o edema do ferimento. Estudos clínicos também revelaram que na dismenorreia primária, CLOFEN S é capaz de aliviar a dor e reduzir o sangramento.

Farmacocinética
Absorção: O diclofenaco é rápida e completamente absorvido a partir dos comprimidos. A absorção inicia-se imediatamente após a administração.
As quantidades absorvidas estão linearmente relacionadas, em todas as formas farmacêuticas, aos tamanhos das doses.

Distribuição: 99,7% do diclofenaco liga-se a proteínas séricas, predominantemente à albumina (99,4%). O volume de distribuição aparente calculado é de 0,12 – 0,17 L/Kg.

Eliminação: Cerca de 60% da dose absorvida é excretada na urina como conjugado glicurônico da molécula intacta e como metabólitos, a maioria dos quais são também convertidos aos conjugados glicurônicos. Menos de 1% é excretado como substância inalterada. O restante da dose é eliminada como metabólitos através da bile nas fezes.

Características em pacientes: Não foram observadas diferenças idade-dependentes relevantes na absorção, metabolismo ou excreção do fármaco. Em pacientes com insuficiência renal, não se pode inferir, a partir da cinética de dose-única, o acúmulo da substância ativa inalterada, quando se aplica o esquema normal de dose. Em paciente com hepatite crônica ou cirrose não descompensada, a cinética e metabolismo do diclofenaco são os mesmos de pacientes sem doença hepática.