Interações medicamentosas clofen s

CLOFEN S com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLOFEN S têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLOFEN S devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



– lítio, digoxina: CLOFEN S pode elevar as concentrações plasmáticas de lítio e digoxina.
– diuréticos: Assim como outros AINEs, CLOFEN S pode inibir a atividade de diuréticos. O tratamento concomitante com diuréticos poupadores de potássio pode estar associado à elevação dos níveis séricos de potássio, os quais devem, portanto, ser monitorados.
– anti-inflamatórios não esteroides (AINEs): A administração concomitantemente de AINEs sistêmicos pode aumentar a frequência de reações adversas.
– anticoagulantes: Embora as investigações clínicas não pareçam indicar que CLOFEN S apresente uma influência sobre o efeito de anticoagulantes, existem relatos de uma elevação no risco de hemorra¬gias com o uso combinado de diclofenaco e terapia anticoagulante. Nestes casos, consequentemente, é recomendável uma monitoração dos pacientes.
– antidiabéticos: Estudos clínicos demonstraram que CLOFEN S pode ser administrado juntamente com hipoglicemiantes orais sem influenciar seus efeitos clínicos. Entretanto existem relatos isolados de efeitos hipo e hiperglicemiantes na presença de CLOFEN S, determinando a necessidade de ajuste posológico dos agentes hipoglicemiantes.
– metotrexato: Deve-se tomar cuidado quando AINEs forem administrados menos de 24 horas antes ou após tratamento com metotrexato, uma vez que a concentração sérica deste pode se elevar aumentando assim a sua toxicidade.
– ciclosporina: Os efeitos dos AINEs sobre as prostaglandinas renais podem aumentar a nefrotoxi¬cidade da ciclosporina.
– antibacterianos quinolônicos: Têm ocorrido relatos isolados de convulsões que podem estar asso¬ciadas ao uso concomitante de quinolonas e AINEs.