Portal

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS DARAPRIM

Interação medicamento-medicamento

MedicamentoInteraçãoComentários
dapsonaEfeitos hematológicos adversosaditivos. Não há efeitosclinicamente importantes sobre afarmacocinética da pirimetamina.Monitorar, com frequência maiorque a usual, os efeitoshematológicos adversos dotratamento através dehemogramas completos.
antagonistas do ácido fólico(p.ex., sulfonamida, cotrimoxazole trimetoprima)A pirimetamina e assulfonamidas interferem com asíntese de ácido fólico emorganismos sensíveis. Há umpossível sinergismo entre estesmedicamentos usados comsucesso no tratamento datoxoplasmose. Também têm sidousados com vantagensterapêuticas na prevenção etratamento da malária. Há umaumento no risco de supressãoda medula óssea se usados comoutros antagonistas do ácidofólico.A pirimetamina é usada emassociação com a sulfadiazinapara tratamento da toxoplasmose.A pirimetamina tem sido usadatambém junto à sulfadoxina paraprevenção e tratamento damalária. Casos se desenvolvamsinais de deficiência de folato, aadministração de pirimetaminadeverá ser suspensa e otratamento com ácido folínicoinstituído até que a hematopoiesenormal seja restaurada.
metotrexato, proguanil,zidovudinaPode aumentar o risco desupressão da medula óssea.O tratamento deve ser feito comprecaução. Suspender apirimetamina se surgirem sinaisde deficiência de folato e iniciartratamento com ácido folínico atéque se restabeleça ahematopoiese normal.
fenitoínaPode haver aumento do risco dediminuição dos níveis sanguíneosde ácido fólico e suasconsequências.Uso com precaução.
lorazepamPode haver efeito hepatotóxicoquando a pirimetamina e olorazepam são usadosconcomitantemente.Exames de função hepáticadeverão ser realizadosregularmente para detectarpossível hepatotoxicidade.


Ocorreram convulsões após a administração concomitante de metotrexato e pirimetamina a crianças com leucemia do sistema nervoso central, e casos de aplasia fatal da medula óssea foram associados à administração de daunorubicina, arabinosídeo, citosina e pirimetamina a indivíduos com leucemia mieloide aguda.
A alta ligação às proteínas do plasma demonstrada p ela pirimetamina pode impedir essa ligação por outr os compostos. Isto poderá ser relevante quando o nívelde fármaco não ligado (por exemplo, quinina ou varfarina), administrado concomitantemente, afetar a sua eficácia ou toxicidade.

Interação medicamento-alimento
Não se dispõe até o momento de informação sobre pos sível interferência negativa de alimentos na absorção da pirimetamina.