Bula para paciente emend

EMEND com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EMEND têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EMEND devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
EMEND® é indicado para prevenção de náuseas e vômitos associados ao tratamento quimioterápico do câncer.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
EMEND® pertence a uma nova classe de medicamentos denominados antagonistas dos receptores da neurocinina 1 (NK1) e deve ser utilizado junto com outros medicamentos para prevenir e controlar as náuseas (sensação desagradável na parte de trás da garganta e no estômago) e os vômitos causados pelo seu tratamento quimioterápico contra o câncer.

O que mais posso fazer para ajudar a controlar as náuseas e os vômitos?
Embora seja importante para qualquer pessoa, uma boa alimentação é particularmente importante para pessoas submetidas a tratamento quimioterápico. Refeições pequenas e frequentes ou tomar um lanche antes de receber o tratamento quimioterápico também podem ajudar a tolerar melhor o tratamento. Converse com seu médico para mais informações.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você não deve tomar EMEND® se for alérgico a qualquer um de seus componentes.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Informe ao seu médico sobre: qualquer problema médico atual ou passado; qualquer tipo de alergia; todos os medicamentos que você está tomando ou pretende tomar, mesmo os fitoterápicos (à base de plantas) e aqueles que podem ser comprados sem receita médica.

Uso na Gravidez e Amamentação: informe o médico se estiver grávida ou planeja engravidar e se estiver amamentando ou planeja amamentar.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista.

Uso Pediátrico: EMEND® não foi adequadamente estudado em crianças, portanto não deve ser administrado a pacientes pediátricos.

Uso em Idosos: EMEND® age igualmente bem e é igualmente bem tolerado por pacientes adultos idosos e mais jovens. Não é necessário ajuste de dose para pacientes idosos.

Dirigir ou Operar Máquinas: foram relatados efeitos adversos com EMEND® que podem afetar sua capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas. As respostas individuais a EMEND® podem variar. (Veja QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?).

Interações Medicamentosas: você não deve tomar EMEND® junto com pimozida, terfenadina, astemizol ou cisaprida. Se você tomar EMEND® com esses medicamentos, pode apresentar problemas sérios ou potencialmente fatais.
Se você estiver tomando alguns dos medicamentos a seguir, seu médico poderá querer verificar se eles estão agindo corretamente:
agentes ansiolíticos (como alprazolam);
pílulas anticoncepcionais (que podem não funcionar tão bem);
varfarina (medicamento para deixar o sangue mais fluido);
cetoconazol (antifúngico);
rifampina (antibiótico);
paroxetina (medicamento para tratar um determinado tipo de depressão);
diltiazem (medicamento utilizado para tratamento de pressão alta);
tolbutamida (medicamento utilizado para tratamento de diabetes);
fenitoína (medicamento utilizado para tratamento de convulsões).

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Atenção diabéticos: contém açúcar.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.


Aparência:
80 mg: cápsula de gelatina dura, opaca, branca e com as inscrições “461” e “80 mg” impressas com tinta preta.
125 mg: cápsula de gelatina dura, opaca, com corpo branco e tampa rosa e as inscrições “462” e “125 mg” impressas com tinta preta.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você deve tomar EMEND® exatamente conforme indicado por seu médico. A dose recomendada de EMEND® é de uma cápsula de 125 mg por via oral 1 hora antes de iniciar o tratamento quimioterápico e uma cápsula de 80 mg pela manhã por 2 dias após o tratamento quimioterápico.
EMEND® pode ser ingerido com ou sem alimentos.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você deve tomar EMEND® conforme a receita médica. No entanto, se você esquecer de tomar uma dose, entre em contato com seu médico para instruções adicionais.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Qualquer medicamento pode apresentar efeitos inesperados ou indesejáveis, denominados efeitos adversos. Assim como todos os medicamentos de prescrição médica, EMEND® pode causar efeitos adversos. Nos estudos, os efeitos adversos em geral foram leves ou moderados e não causaram abandono do tratamento pelos pacientes. Os efeitos adversos mais comuns incluíram soluços, fadiga, constipação, dor de cabeça e perda de apetite.
Outros efeitos adversos também podem ocorrer raramente e, assim como todos os medicamentos de prescrição médica, alguns efeitos adversos podem ser sérios. Pergunte a seu médico para obter mais informações. Ele possui uma lista mais completa dos efeitos adversos. Informe ao seu médico imediatamente se apresentar estes ou quaisquer outros sintomas incomuns.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Se você tomar mais do que a dose prescrita, entre em contato imediatamente com seu médico.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.