Posologia de estalis

ESTALIS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ESTALIS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ESTALIS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Instruções de uso
Deve-se ter cuidado ao aplicar Estalis®. O adesivo deve ser aplicado sobre uma superfície de pele limpa, seca que esteja isenta de irritação e abrasão e não oleosa (não deve ser usado creme, loção ou óleo hidratante).
O adesivo deve ser aplicado sobre uma superfície de pele lisa (sem dobras), no abdômen sempre que possível. Deve-se evitar a região da cintura, visto que roupas apertadas podem causar o desprendimento do sistema.

Estalis® jamais deverá ser aplicado sobre as mamas ou em regiões próximas a elas.
O adesivo deverá ser substituído a cada 3 ou 4 dias. Os locais de aplicação devem ser alternados, com um intervalo de pelo menos 1 semana entre as aplicações em um local em particular.
Após a abertura do envelope, remova metade da película protetora, tomando cuidado para não tocar a parte colante do adesivo.
Aplique o adesivo imediatamente sobre a pele. Remova a segunda metade da película protetora.
Pressione firmemente o sistema terapêutico transdérmico com a palma da mão por no mínimo 10 segundos, alisando as bordas cuidadosamente para baixo.
Tome cuidado durante o banho e outras atividades para assegurar que o adesivo não se descole.
Se o adesivo se descolar (por ex.: resultado de uma atividade física severa, sudorese excessiva ou fricção de roupas apertadas), ele pode ser reaplicado em outro local da pele. Se necessário, um novo adesivo poderá ser aplicado, neste caso, o esquema de tratamento original deverá ser seguido. Uma vez aplicado, o adesivo não deverá ser exposto ao sol por períodos prolongados.
O adesivo deverá ser removido lenta e cuidadosamente para evitar a irritação cutânea. Caso permaneça algum resíduo colante na pele após a remoção do adesivo, permita que a região seque por 15 minutos. Os resíduos podem então ser removidos gentilmente por fricção da área com creme a base de óleo ou loção.
Se uma mulher esquecer-se de trocar o adesivo, ela deverá aplicar um novo adesivo o mais rápido possível. O adesivo subsequente deverá ser aplicado de acordo com o esquema do tratamento original. A interrupção do tratamento pode aumentar a possibilidade da recorrência de sintomas e o avanço de sangramento e pequenas perdas de sangue.

Posologia
Adultos e pacientes geriátricas
Para todas as indicações terapêuticas, a menor dose efetiva deve ser utilizada.
A Terapia Hormonal (TH) envolvendo terapia de estrogênio-progestogênio combinados, deve apenas ser continuada na medida que os benefícios superem os riscos para o indivíduo.

Início da terapia
Mulheres na pós-menopausa que ainda não estão recebendo terapia estrogênio-progestogênio podem iniciar o uso de Estalis® quando conveniente.
Mulheres que já estão recebendo terapia sequencial de estrogênio-progestogênio devem completar o ciclo atual da terapia antes de iniciar o uso de Estalis®. Sangramento geralmente ocorre no final do ciclo da terapia sequencial, e o primeiro dia desse sangramento seria o momento apropriado para iniciar a terapia com Estalis®.

Tratamento com Estalis®
Para o início e manutenção do tratamento, a menor dose efetiva deve ser sempre utilizada. Estalis® é usado para tratamento contínuo (aplicação ininterrupta duas vezes por semana). Um adesivo é aplicado na pele a cada 3 ou 4 dias durante o ciclo de 4 semanas.
Mulheres devem ser avisadas de que um sangramento irregular pode ocorrer nos primeiros meses de tratamento, geralmente antes da amenorreia ser estabelecida.

Populações especiais
– Pacientes com insuficiência renal e/ou hepática
Não foram realizados estudos em pacientes com insuficiência renal e hepática.
Todas as formulações de estrôgenio são contraindicadas em pacientes com insuficiência hepática grave (vide “Contraindicações”).

– Pacientes pediátricas
Estalis® não é indicado para crianças.
Após o uso, o adesivo de Estalis® deve ser dobrado (as superfícies adesivas pressionadas) e descartado de modo a manter longe do alcance e vista das crianças.

Este medicamento não deve ser cortado.