Modo de usar ethamolin

ETHAMOLIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ETHAMOLIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ETHAMOLIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



É aconselhável a diluição do produto em água destilada ou soluto glicosado a 50%, a fim de obter-se soluções de 25% e 5% (a solução a 5% é geralmente satisfatória para a esclerose de varículas ou teleangiectasias), ou seja, diluindo a solução original de Ethamolin® em um volume 4 a 20 vezes maior.
Seringas de 3 ml e agulhas de 0,3 mm de diâmetro interno são adequadas tanto para as veias varicosas de médio calibre como para as varicosidades ou teleangiectasias.
Embora a técnica varie conforme os autores, aconselha-se como procedimentos gerais:
1. Preparar a seringa com 1 ml da solução mais espuma (obtida pela aspiração de ar com a agulha para baixo) e ar (aspirado com a agulha para cima), conforme técnica de Orbach.
2. Com o paciente preferencialmente deitado e com a pele do local mantida sob tensão (entre dois dedos), puncionar a veia suavemente, bastando quase sempre introduzir a extremidade da agulha.
3. Injetar pequena quantidade de ar para permitir contato direto da solução com o lúmen da veia.
4. Injetar a espuma lentamente, observando a sua progressão.
Para as teleangiectasias é em geral suficiente apenas o uso da espuma. Para veias maiores, injetar um pouco da solução.
5. Repetir o procedimento até, no máximo, cinco ou seis picadas úteis, em veias da mesma região.
6. Logo após a injeção, é aconselhável enfaixar o local, interpondo placa de espuma após as primeiras voltas sobre o local da picada. Atentar para que a tensão da atadura – que deve ser mantida por 24 ou 36 horas – não seja exagerada, a fim de evitar edema distal.
Para obliterar a veia, as injeções devem ser feitas na hora do episódio de sangramento agudo e então após uma semana, seis semanas, três meses e seis meses, conforme indicação médica. Mas o tratamento pode ser repetido a intervalos semanais, até a oclusão completa dos vasos.