Resultados de eficácia ethamolin

ETHAMOLIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ETHAMOLIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ETHAMOLIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Um estudo¹ com 25 pacientes portadores de malformação venosa craniofacial concluiu que a escleroterapia percutânea com oleato de etanolamina é segura e efetiva no tratamento de malformações craniofaciais.
Um estudo² retrospectivo revisou os resultados de escleroterapia com diversos esclerosantes para tratamento de lesões congênitas da cabeça e pescoço. Dentre eles, a escleroterapia percutânea com oleato de etanolamina foi usada em 29 pacientes com malformação venosa. A escleroterapia com todos os esclerosantes analisados no estudo, inclusive o oleato de etanolamina, foi segura e efetiva no tratamento primário das lesões congênitas da cabeça e pescoço.
Em outro estudo³ a escleroterapia com etanolamina 5% foi usada no tratamento de 63 espermatoceles em 58 pacientes. Os dados revelaram que 60% das espermatoceles resolveram completamente, 33% parcialmente e 7% falharam. Houve recorrência em quatro pacientes com mais de um ano após o tratamento com sucesso.
1- Choi YH et al. Craniofacial cavernous venous malformations: percutaneous sclerotherapy with use of ethanolamine oleate. J Vasc Interv Radiol;13 (5):475-82,2002.
2- Kim KH et al. Sclerotherapy for congenital lesions in the head and neck. Otolaryngol Head Neck Surg; 131(3):307-16,2004.
3- Tammela TL et al. Ethanolamine oleate sclerotherapy for hydroceles and espermatoceles: a survey of 158 patients with ultrasound followup. J Urol;147 (6):1551-3, 1992.