Reações adversas ethamolin

ETHAMOLIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ETHAMOLIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ETHAMOLIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Uma vez observados criteriosamente os procedimentos da técnica de aplicação, assim como as contra-indicações e precauções, não se espera que ocorram efeitos colaterais significativos.













































































As reações adversas estão relacionadas na tabela de acordo com a freqüência do CIOMS: (Council for International Organizations of Medical Sciences). Muito comum


≥10 %


 


Comum


≥ 1% e < 10 %


 


Incomum


≥ 0,1% e < 1 %


 


Rara


≥ 0,01% e < 0,1 %


 


Muito rara


< 0,01 %


 


Sistema Corporal


Reação adversa


 


Gastrointestinal


 


Muito Comum


Úlcera esofagiana, estenose esofagiana


 


Incomum


Esofagite, ruptura esofagiana, descolamento da mucosa esofagiana que recobre o vaso no qual foi injetada a medicação, ulceração, estenose, necrose, abscesso peri-esofagiano e perfuração


 


Nervoso


 


Incomum


Paralisia medular


Respiratório


Muito comum


Pneumonia, derrame pleural/infiltrados, dor retroesternal


Imunológico


Muito comum


Reações alérgicas


Urinário


Rara


Insuficiência renal aguda


Vascular


Rara


Coagulação intravascular disseminada


Geral


Muito comum


Febre


* Dependendo do estado clínico do paciente e da dose utilizada.


Em pacientes com varizes esofagianas foi observada bacteremia após a injeção de Ethamolin®.


Complicações de ulceração, necrose e perfuração esofagiana tardia parecem ocorrer mais freqüentemente quando Ethamolin® é administrado por via submucosa.


Foi relatado grave choque anafilático após a aplicação de um volume muito acima do volume normal em paciente com predisposição alérgica conhecida. Neste caso, o médico pode aplicar 0,25ml de uma solução de 1:1.000 de epinefrina (0,25mg) e as reações alérgicas devem ser controladas com anti-histamínicos.


Na escleroterapia de varizes esofagianas, a superdosagem pode resultar em grave necrose intramural do esôfago, o que pode levar a evolução fatal.