Posologia de invirase

INVIRASE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de INVIRASE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com INVIRASE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Dose padrão
Adultos e crianças maiores de 16 anos:
* SVIR (saquinavir) administrado sem ritonavir:
A dose recomendada é de 1200 mg três vezes ao dia, por via oral e dentro de 2 horas após uma refeição. Para melhor biodisponibilidade recomenda-se que SVIR seja associado a baixas doses de ritonavir (reforço).
* SVIR (saquinavir) administrado com ritonavir ou outros Inibidores de Protease:
Em associação com ritonavir a dose recomendada de SVIR é de 1000 mg (5 cápsulas de 200 mg) com ritonavir 100 mg, duas vezes por dia, em combinação com outros agentes antirretrovirais por via oral e dentro de 2 horas após uma refeição. O ritonavir deve ser ingerido ao mesmo tempo que o SVIR.
Para tratamento combinado envolvendo outros inibidores de protease, modificação da dose de SVIR pode ser necessária (ver “Interações medicamentosas”). Para a dose recomendada para os antirretrovirais usados em terapia combinada, refira-se à completa informação referente(s) ao(s) medicamento(s) correspondente(s). Como os demais inibidores de protease, a adesão ao tratamento prescrito é fundamental.
Para informações de pacientes de grupos especiais refira-se ao item “advertências”.

Instruções para doses especiais
Ajuste de dose:
* SVIR (saquinavir) em terapia combinada: Para toxicidade grave que possa ser associada ao uso de SVIR (saquinavir), o tratamento deve ser interrompido. Doses de SVIR (saquinavir) abaixo de 1200 mg, três vezes ao dia, podem levar a reduções não proporcionais na concentração do fármaco e, portanto, não são recomendadas. Para terapia combinada envolvendo alguns outros antirretrovirais (por ex. nelfinavir, ritonavir e delavirdina) pode ser necessária uma redução na dose de SVIR (saquinavir) visto que esses fármacos podem elevar os níveis plasmáticos de saquinavir (vide “Interações medicamentosas”).

Pacientes com insuficiência renal e/ou hepática:
Nenhum ajuste de dose é necessário para pacientes com insuficiência renal ou hepática de intensidade leve a moderada. Deve-se tomar precaução em pacientes com insuficiência renal ou hepática severa.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.