Características farmacológicas lanexat

LANEXAT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LANEXAT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LANEXAT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacodinâmica
O Lanexat® (flumazenil), imidazo-benzodiazepina, é um antagonista benzodiazepínico que bloqueia especificamente, por inibição competitiva, os efeitos centrais das substâncias que agem via receptores benzodiazepínicos. Em estudos experimentais em animais, os efeitos de compostos que apresentam afinidade para os receptores dos benzodiazepínicos foram bloqueados. Em voluntários sadios, o Lanexat® (flumazenil) administrado por via intravenosa antagonizou a sedação, amnésia e alterações psicomotoras produzidas pelos agonistas benzodiazepínicos.
Lanexat® (flumazenil) não influenciou em experimentação animal, os efeitos de substâncias que não demonstram afinidades pelos receptores benzodiazepínicos, como por exemplo, barbitúricos, etanol, meprobamato, GABA-miméticos e agonistas de receptores de adenosina. Entretanto, são bloqueados os efeitos de agonistas não benzodiazepínicos dos receptores benzodiazepínicos, tais como as ciclopirrolonas (zopiclone, por exemplo) e as triazolopiridazinas. Os efeitos hipnótico, sedativo e de inibição psicomotora dos benzodiazepínicos são rapidamente neutralizados após administração intravenosa (1-2 minutos) de Lanexat® (flumazenil). Esses efeitos podem reaparecer em poucas horas, dependendo da meia-vida das substâncias benzodiazepínicas utilizadas e da relação existente entre as doses de agonista e antagonista administradas. O Lanexat® (flumazenil) é bem tolerado mesmo em elevadas doses.
Estudos toxicológicos em animais demonstraram que Lanexat® (flumazenil) apresenta baixa toxicidade sendo desprovido de atividade mutagênica.
O Lanexat® (flumazenil) pode apresentar uma fraca atividade agonista intrínseca, como por exemplo, atividade anticonvulsivante.
Em animais tratados com elevadas doses de benzodiazepínicos, por várias semanas, o Lanexat® (flumazenil) produziu sintomas de abstinência. Efeito similar foi observado em humanos adultos.

Farmacocinética
A farmacocinética do Lanexat® (flumazenil) é dose-dependente até 100 mg.
Distribuição
Lanexat® (flumazenil), base fraca lipofílica, apresenta taxa de ligação às proteínas plasmáticas na ordem de 50%. Cerca de dois terços ligam-se à albumina. Flumazenil é extensivamente distribuído no espaço extravascular. A concentração plasmática de flumazenil, durante a fase de distribuição, decresce com a meia-vida de 4 –11 minutos. O volume de distribuição no estado de equilíbrio é de 0,9 – 1,1 L/kg.

Metabolismo
Flumazenil é extensivamente metabolizado no fígado. O ácido carboxílico é seu principal metabólito no plasma (forma livre) e na urina (forma livre e seu glucuronato). Este metabólito não apresenta atividade agonista nem antagonista de benzodiazepínicos nos testes farmacológicos.

Eliminação
O Lanexat® (flumazenil) é eliminado quase que completamente (99%) por via extra-renal. Praticamente não ocorre excreção de flumazenil inalterado na urina, sugerindo degradação completa da droga. A eliminação da droga marcada por radioatividade é essencialmente completa dentro de 72 horas, com 90 – 95% da radioatividade aparecendo na urina e 5 –10% nas fezes. A eliminação é rápida como mostra sua baixa meia-vida de 40 – 80 minutos. O clearance plasmático total do flumazenil é 0,8 – 1,0 L/h/kg e pode ser atribuído quase inteiramente ao clearance hepático.
O baixo índice de clearance renal sugere uma reabsorção eficaz da droga após filtração glomerular. Administração de alimentos durante uma infusão intravenosa de Lanexat® (flumazenil) resultou em aumento de 50% do clearance, principalmente devido ao incremento do fluxo sanguíneo hepático que acompanha a refeição.

Farmacocinética em situações clínicas especiais
Em indivíduos com função hepática prejudicada, a meia-vida de eliminação do Lanexat® (flumazenil) é maior e o clearance sanguíneo total é menor do que em indivíduos sadios. A farmacocinética da droga não é significantemente afetada nos idosos, por sexo, em pacientes em hemodiálise, ou insuficiência renal.
A meia-vida de eliminação em crianças acima de 1 ano de vida é mais variável que em adultos, em média 40 minutos e geralmente variando entre 20-75 min. O clearance e volume de distribuição, normatizado por peso corpóreo, são os mesmos que os de adultos.