Bula para paciente livial

LIVIAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LIVIAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LIVIAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento
Alívio das queixas resultantes da menopausa e prevenção da osteoporose.

Cuidados de armazenamento e data de validade
Livial comprimidos deve ser conservado em local com temperatura até 25°C, protegido da luz e da umidade. Nº de Lote, data de Fabricação (F) e a data de Validade (V) estão indicados na embalagem externa do produto. Não use medicamento com prazo de validade vencido, pois o seu efeito pode não ser o desejado.

Gravidez e lactação
O uso de Livial é contra-indicado em mulheres grávidas. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se estiver amamentando.

Cuidados de administração
Os comprimidos de Livial deverão ser tomados por via oral, sem mastigar e, preferivelmente, sempre à mesma hora do dia, com o auxílio de algum líquido.
Comprimidos esquecidos: tome o comprimido assim que perceber o esquecimento, desde que não tenha ultrapassado 12 horas do horário escolhido para tomar os comprimidos. Caso já tenham se passado mais de 12 horas do horário habitual de tomada do comprimido, “pule” este comprimido e tome apenas o comprimido do dia seguinte em seu horário habitual.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas
Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis, especialmente se forem intensas ou persistentes.
Reações adversas mais comuns observadas em estudos clínicos com Livial (1,25 ou 2,5 mg: sangramento vaginal, corrimento vaginal, dor abdominal, ganho de peso, dor nas mamas, aumento dos pêlos, coceira genital, candidíase, inflamação na vagina. Outras reações adversas relatadas com o uso de Livial durante sua comercialização foram tontura, dor de cabeça, enxaqueca, depressão, rash ou coceira, distúrbios visuais, transtornos gastrintestinais, retenção de líquido, dor nas juntas, dor muscular e alterações no fígado.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias
Livial pode interagir com alguns tipos de medicamento, por isto informe seu médico sobre qualquer outro medicamento que esteja tomando ou vá tomar durante o tratamento com Livial.
Anticoagulantes, como por ex. Warfarin, podem ter seu efeito aumentado se usados concomitantemente com Livial, sendo necessário um ajuste da dose do anticoagulante.

Contra-indicações e Precauções
O uso de Livial é contra-indicado na gravidez e lactação; em casos confirmados ou suspeitos de tumores dependentes de hormônio, como câncer de mama e câncer de endométrio; sangramento vaginal de causa desconhecida; problemas graves de fígado; trombose; pacientes que tiveram problemas cardíacos como angina ou infarto; porfiria; espessamento não tratado do endométrio e alergia aos componentes da fórmula.

Livial não ajuda a prevenir doenças do coração.

Livial não deve ser utilizado como contraceptivo.

Antes de você começar a usar Livial, e durante o tempo em que estiver tomando os comprimidos, seu médico poderá discutir com você os benefícios e riscos do tratamento com terapia hormonal, inclusive em relação ao desenvolvimento de câncer e sobre os efeitos da terapia hormonal na circulação sanguínea.
Enquanto você estiver estiver em tratamento com Livial, deverá fazer check ups periódicos com seu médico (pelo menos uma vez ao ano).
Durante os primeiros meses de tratamento com Livial você poderá ter algum sangramento vaginal.
Entretanto, se o sangramento continuar após os primeiros 6 meses de tratamento, começar depois que você já estava em tratamento há algum tempo ou continuar após o término do tratamento com
Livial, consulte seu médico.

Algumas condições podem ser agravadas pela terapia hormonal. Se você apresenta, ou já apresentou, alguma das condições a seguir, informe seu médico e ele fará um acompanhamento cuidadoso. Fibroma; endometriose; história de coágulos nos vasos sanguíneos; alguém na família que tinha tido câncer dependente de hormônios, como por ex. um parente próximo com câncer de mama; pressão alta; problemas de fígado; diabete; cálculo na vesícula; enxaqueca ou dor de cabeça grave; lupus eritematoso sistêmico; história de espessamento do endométrio; epilepsia; asma; problemas de ouvido (otosclerose); insuficiência cardíaca ou renal; aumento do nível de triglicérides no sangue; sintomas potenciais de trombose, como inchaço doloroso de uma perna, dor repentina no peito, dificuldade para respirar; mioma.;
O tratamento deve ser interrompido nos casos de: icterícia; aumento repentino da pressão arterial; enxaqueca ou dor de cabeça grave pela primeira vez; gravidez.
Avise seu médico, se possível com antecedência, se precisar ficar imobilizada por muito tempo ou for operada.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.