Posologia de livial

LIVIAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LIVIAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LIVIAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1 comprimido ao dia, por via oral, com o auxílio de algum líquido, preferivelmente sempre na mesma hora. Não é necessário o ajuste da dose em mulheres idosas.

Para o início e manutenção do tratamento dos sintomas pós-menopausais deve-se utilizar a menor dose eficaz pelo menor período de tempo (vide Precauções e advertências).
Não se deve acrescentar um progestagênio separado ao tratamento com Livial.

Iniciando Livial
Mulheres com menopausa natural devem iniciar o tratamento com Livial pelo menos 12 meses após seu último sangramento natural. Em caso de menopausa artificial, o tratamento com Livial pode ser iniciado imediatamente.

Mudando de TH combinada contínua ou seqüencial.
Em mulheres mudando de uma formulação de TH sequencial, deve-se iniciar o tratamento com
Livial no dia seguinte ao término do regime anterior.

Se mudando de uma formulação de TH combinada contínua, o tratamento pode ser iniciado a qualquer momento.

Qualquer sangramento vaginal irregular/imprevisto sem causa óbvia, durante ou após a TH, deve ser investigado antes de iniciar o uso de Livial.

– Comprimidos esquecidos
Um comprimido esquecido deve ser tomado assim que lembrado, desde que não tenha ultrapassado mais de 12 horas. Neste caso, o comprimido esquecido deve ser desconsiderado e o próximo comprimido deve ser tomado no horário normal. O esquecimento de um comprimido pode aumentar a probabilidade de sangramento de privação e spotting.